A ação coordenada pela Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso (EJE-MT) em parceria com dois estudantes do IFMT
Cerca de 400 estudantes do ensino médio da Escola Estadual Jaime Veríssimo de Campos Júnior, localizada em Várzea Grande, participaram de palestra educativa sobre a importância do voto. Realizada pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE-MT), a ação contou com oito urnas eletrônicas e um momento interativo dos estudantes em uma votação simulada.
Essa é uma iniciativa que visa conscientizar jovens e adolescentes sobre a responsabilidade cidadã na participação política do país.
Vice-presidente do grêmio estudantil, Juliana Rodrigues, 17 anos, do 3º ano do ensino médio, já tem seu título de eleitor. Ela contou que foi fácil fazer pela internet, por meio de solicitação online, mas que falta agora fazer o cadastro da biometria. Durante a palestra, ela foi uma das estudantes que votou nas urnas no pleito simulado.
Fruto de uma parceria firmada com dois estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), do curso de gestão pública, Leonina Maroto e Wesckley Maroto, a palestra surgiu a partir do Trabalho de Conclusão de Curso. Todavia, tema do TCC desenvolvido sobre a orientação para jovens do ensino médio a respeito do primeiro voto. Em um levantamento realizado com estudantes do ensino médio na escola Jaiminho, dos 257 que participaram, apenas 37 responderam que já possuem o título de eleitor.
A pesquisa ainda demonstrou que poucos estudantes sabem qual é o papel de vereadores na política. Aliás, 186 não souberam responder a função de um vereador. Com esse cenário, a estudante Leonina Maroto, como explicou, percebeu que era importante promover uma ação educativa que levasse informação confiável e contactou a EJE-MT.
Diversidade de temas
Como palestrantes, foram o Secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Henrique Cândido e o vice-diretor da EJE-MT, Eustáquio Inácio de Noronha Neto.
Participaram doze turmas com estudantes de 15 a 17 anos, faixa etária em que o voto ainda não é obrigatório. A apresentação contou com abordagem de diversas temáticas, como a conquista do voto feminino. A baixa representação de mulheres de política, a desinformação, venda de votos e deep fakes, além do destaque para o valor do voto em uma democracia.
O momento final contou com a experiência interativa dos estudantes com as urnas eletrônicas. Ou seja, a primeira oportunidade de muitos em manusear o equipamento e simular um voto.
Mas vale lembrar que para o alistamento, precisa de autorização dos responsáveis. Conforme a Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 23.659/2021, após 15 anos de idade. O alistamento eleitoral é facultativo e deve ser feito diretamente pela pessoa independente de autorização ou acompanhamento dos representantes legais. Vale destacar, também, que o voto é facultativo somente até os 18 anos, após essa idade torna-se obrigatório.
O TRE-MT reforça ainda, que qualquer pendência com a Justiça Eleitoral deve ser regularizada até o dia 08 de maio, pois após esse prazo o cadastro eleitoral será fechado. Por isso, quem ainda deseja fazer o seu primeiro título, deve ir até um Posto ou Cartório Eleitoral antes desse dia.
Essa é mais uma realização da Justiça Eleitoral de Mato Grosso em direção à promoção da consciência política para jovens e adolescentes. A ação ressalta o compromisso com a democracia brasileira e reforça parcerias com escolas e instituições de ensino.