Além da exposição com heroínas negras, o evento continua a celebração alusivas ao mês da consciência negra até dia 30 de novembro
Uma exposição gratuita sobre a história de heroínas negras de Mato Grosso está acontecendo em Cuiabá. O evento é organizado pelo Coletivo Negro Universitário (CNU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e terá celebrações alusivas ao mês da consciência negra.
Uma das histórias é da líder quilombola Tereza de Benguela, que comandou o Quilombo do Quariterê após a morte de João Piolho. O quilombo prosperou a partir de 1730 e grupos indígenas, que também eram perseguidos, vieram se abrigar junto aos negros no local. Contudo, em 1770, o quilombo não resistiu ao ataque da tropa de Luís Pinto de Souza Coutinho, e foi dizimado.
Assim, Carolina Maria de Jesus, escritora brasileira se destacou por seus relatos em forma de diários sobre a dura realidade na favela. Ela é autora do livro “Quarto de Despejo” onde relata sua história de vida, repleta de luta, superação e sofrimento, pois tratava-se de uma mulher, negra e favelada no Brasil do século XX.
Aliás, a exposição realizada no Centro de Cultura Casa das Pretas vai até sexta-feira (25) e está aberto ao público entre 14h e 18h. Além da mostra, as celebrações continuam até o dia 30 de novembro.
Confira as atividades exposição com heroínas negras
Sexta-feira (25): a partir das 19h
Show de Gê Lacerda em comemoração ao novembro negro
Sábado (26): às 10h
Encontro RENAFRO: As plantas e o Sagrado
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Domingo (27): das 9h às 20h
Atividades Ballroom MT
Terça-feira (29): às 19h
Exibição de filmes: “A velhice Ilumina o Vento”, “Farinha, Festas e memórias”, “As mãos Beneditas de Justina”, assim como “Pandorga”, do Coletivo Quariterê
Quarta-feira (30): às 19h
Formação: Afroempreendedorismo e produção cultural – Movimento Vambora