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Em breve terá início as obras da ferrovia no trecho Água Boa e Lucas do Rio Verde

Ferrovia ligando Água Boa a Lucas do Rio Verde será construída

Ferrovia vai ajudar na produção agrícola da região no trecho de Água Boa a Lucas do Rio Verde

Mato Grosso vai ganhar mais uma ferrovia para agilizar o escoamento da produção agrícola nos próximos anos. A VLI Logística recebeu autorização para a construção da ferrovia que vai interligar o município de Água Boa a Lucas do Rio Verde. O projeto da VLI prevê que o novo ramal terá 557 quilômetros de extensão. Assim o foco será no transporte de cargas como grãos, fertilizantes, farelo de soja, entre outras.

O contrato de adesão para o projeto de autorização foi assinado entre a VLI e o Ministério da Infraestrutura na terça-feira (28). Com o cumprimento desta etapa, a companhia realizará estudos de viabilidade. Além de elaborar o projeto conceitual de engenharia para a construção do trecho.

Ao mesmo tempo estão análise pelo Ministério, pedidos para construção de ferrovias entre Lucas do Rio Verde a Sinop, solicitado pelas empresas Zion Real Estate e Garin Infraestrutura, Assessoria e Participações Ltda.

Já os municípios de Santa Rita do Trivelato a Sinop, Nova Mutum a Campo Novo do Parecis, Bom Jesus do Araguaia a Água Boa e Primavera do Leste a Ribeirão Cascalheira, foram solicitados pela Rumo; e Sinop a Moraes Almeida (PA), pela Zion Real Estate LTDA.

Iniciativa inédita em ferrovia

Em setembro, o Governo de Mato Grosso firmou contrato inovador para a construção da 1ª Ferrovia Estadual com a Rumo Logística S/A. Vai interligar os municípios de Rondonópolis a Cuiabá, além de Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde. Conectando-se, então, à malha ferroviária nacional, em direção ao Porto de Santos (SP).

A previsão é que todo o empreendimento demande até R$ 11 bilhões e que as obras comecem em 2022. Concluindo assim a primeira etapa da obra em 2025. Por fim, estão previstos 730 km de trilhos, facilitando o escoamento da produção de todo o médio-norte mato-grossense.

Estudos realizados pela Rumo Logística indicam, a princípio, a criação de mais de 230 mil empregos durante os anos de construção da ferrovia.

Fonte: Governo de MT