Fies Social 2024: Ministério da Educação (MEC) ofertará mais de 112 mil vagas para o Fies em 2024
A inscrição para a primeira edição do Fies Social 2024 começará nesta terça-feira, 12 de março. Os interessados, portanto, poderão se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior de forma gratuita.
Mas o prazo para se inscrever fica aberto até a próxima sexta-feira, 15 de março. O Ministério da Educação (MEC) divulgará o resultado em 21 de março. O edital desta edição foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 7 de março.
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa do governo federal que concede financiamento estudantil no ensino superior para quem fez as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Com as novas mudanças anunciadas pelo MEC, o Fies, chamado agora de Fies Social, retoma o papel social para beneficiar os estudantes de baixa renda. Nesta edição, estão sendo oferecidas 67.301 vagas.
Aliás, a inscrição do Fies Social 2024 ocorre de forma gratuita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Sendo assim, os interessados deverão ter a conta gov.br, o login único dos serviços digitais do governo federal. Por isso, saiba o que é essa conta e sua relação com o Enem e os processos seletivos do MEC.
Para se inscrever no Fies e necessário preencher dados de contato e um formulário socioeconômico.
É possível indicar até três opções de cursos de graduação no momento da inscrição, ofertados em instituições, estados e regiões diferentes.
Quem pode se inscrever no Fies Social 2024?
Para se inscrever no Fies Social 2024 precisa atender aos requisitos listados abaixo:
- Ter renda familiar mensal, por pessoa, de até três salários mínimos;
- Ter feito qualquer edição do Enem de 2010 a 2023;
- Ter obtido uma média geral, das cinco provas do Enem, de no mínimo, 450 pontos;
- Não ter zerado a redação do Enem;
- Não ter participado do Enem na condição de treineiro.
Novidades do Fies Social 2024
- O programa conta com 50% das vagas reservadas para inscritos no CadÚnico que possuam renda familiar mensal, por pessoa, de até 0,5 salário mínimo. Estes participantes terão direito ao financiamento de 100% dos encargos educacionais.
- Assim, os candidatos poderão selecionar até três opções de cursos no momento da inscrição. Não terá mais o agrupamento de cursos por área como nas edições anteriores.