Filme “O Desafio”, que contém cenas rodadas no espaço, estreia na Rússia esta semana
Nesta semana, estreou nos cinemas da Rússia o primeiro longa-metragem filmado no espaço. Chamado “O Desafio”, o filme representa para a Rússia uma vitória na corrida espacial há tantos anos disputada contra os EUA . Mas especialmente em um momento de confronto em solo com o Ocidente desde que invadiu a Ucrânia.
Isso porque o projeto russo saiu na frente de Hollywood, que havia anunciado a intenção de mandar o ator Tom Cruise para uma temporada na Estação Espacial Internacional (ISS). Assim, iria rodar cenas de um filme de ficção científica norte-americano com participação da NASA e da SpaceX.
“O Desafio” conta a história da médica Zhenya, interpretada por Yulia Peresild, que enviada ao laboratório orbital para fazer uma cirurgia em um cosmonauta que ficou inconsciente durante uma caminhada espacial. A atriz na companhia do diretor da obra, Klim Shipenko, em outubro de 2021, para passar 12 dias no “set” inusitado.
Vladimir Putin, presidente russo, elogiou o filme. “Somos os primeiros a ter filmado um longa-metragem em órbita, a bordo de uma nave espacial. Mais uma vez, pioneiros”, disse ele, em referência ao fato de que a antiga União Soviética foi responsável por lançar o primeiro homem ao espaço, o cosmonauta Yuri Gagarin.
Shipenko ficou responsável pela câmera, iluminação e som, trazendo de volta 30 horas de filmagem, das quais 50 minutos usados no corte final.
Ele e a protagonista do filme passaram por um treinamento de quatro meses antes de embarcarem em uma espaçonave Soyuz, acompanhados do cosmonauta Anton Shkaplerov. As sequências filmadas no lado russo da ISS, tiveram participação de três cosmonautas da Roscosmos. Ou seja, a agência espacial russa, onde moravam e trabalhavam lá na época. Um deles, Oleg Novitskiy, foi responsável por acompanhar a equipe cinematográfica no retorno à Terra.