No momento, você está visualizando Formatura do Proerd reforçam compromisso com educação cidadã
Formaturas do Proerd com alunos da rede municipal de Educação foram iniciadas na EMEB Professor Demétrio de Souza

Formatura do Proerd reforçam compromisso com educação cidadã

Projeto visa impedir que crianças fiquem vulneráveis às drogas

As formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) com alunos da rede municipal de Educação foram iniciadas. É uma iniciativa da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Além disso, em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso. Veja abaixo o calendário das formaturas de 7 escolas, entre os dias 29 de novembro à 9 de dezembro. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Demétrio de Souza, já realizou sua formatura no dia 23.

Para o Secretário de Educação, Silvio Fidelis, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes. “Temos como ideal uma educação que seja capaz de desenvolver tanto o pedagógico das crianças, quanto o social. E, assim programas como o Proerd contribuem muito com esse objetivo”, disse.

Muitos dos alunos que participaram da formação devem continuar os estudos na rede estadual a partir do próximo ano, ingressando como os mais novos da escola. De acordo com a diretora da EMEB, Keila Feitosa dos Santos, o programa foi especialmente marcante pelo amadurecimento que trouxe aos alunos, preparando-os para esse novo ambiente.

“O Proerd é conduzido por policiais muito capacitados e preparados, que realmente acolhem nossas crianças. E, ainda mais, mostraram que tudo na vida tem regras e isso causa uma mudança muito positiva em todos. O respeito é o primeiro princípio, em casa, na escola, no trabalho e em tudo que norteia a vida de cada um”, afirmou a diretora.

O objetivo é reforçar a autonomia e impedir más escolhas

Neste semestre, o programa atendeu 28 turmas, de oito escolas da rede municipal, totalizando 840 alunos. “O Proerd aproxima a polícia da população, que passa a trabalhar em conjunto com a segurança pública. Assim, realiza um trabalho preventivo a longo prazo. Isso para que as crianças não fiquem vulneráveis às drogas”, explica o instrutor Edson Romualdo Aparecido Souza da Silva, 3º Sargento da Polícia Militar.

“O Proerd tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões e ensina às crianças a refletir sobre suas escolhas em quatro etapas. Por exemplo: parar, pensar, analisar e ver. O objetivo é reforçar a autonomia e impedir que más escolhas sejam feitas por impulso ou pressão” explicou o instrutor.

De acordo com o aluno Pedro Eduardo Costa de Andrade, do 5º ano, foi muito importante participar do Programa.”Aprendi sobre como pensar nas consequências das ações e como sobre ser obediente e respeitoso. Sobre nunca fazer o mal e sobre ser um bom cidadão. Isso significa ajudar sempre que os outros precisarem e fazer boas escolhas na vida”, concluiu.

Programação das escolas que vão realizar formaturas:

  • EMEB Marilce Benedita de Arruda: dia 29/11;
  • EMEB Líbia da Costa Rondon: dia 30/11;
  • EMEB Heroclito Leôncio Monteiro: dia 1º/12;
  • EMEB Lenine de Campos Póvoas: dia 2/12;
  • EMEB Lúcia Leite Rodrigues: dia 5/12;
  • EMEB Manoel Correa de Almeida: dia 7/12;
  • EMEB Mercedes de Paula Sôda: dia 9/12