Projeto visa impedir que crianças fiquem vulneráveis às drogas
As formaturas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) com alunos da rede municipal de Educação foram iniciadas. É uma iniciativa da Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Além disso, em parceria com a Polícia Militar de Mato Grosso. Veja abaixo o calendário das formaturas de 7 escolas, entre os dias 29 de novembro à 9 de dezembro. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Demétrio de Souza, já realizou sua formatura no dia 23.
Para o Secretário de Educação, Silvio Fidelis, projetos como o Proerd se encaixam na missão de educar para a formação cidadã das crianças e adolescentes. “Temos como ideal uma educação que seja capaz de desenvolver tanto o pedagógico das crianças, quanto o social. E, assim programas como o Proerd contribuem muito com esse objetivo”, disse.
Muitos dos alunos que participaram da formação devem continuar os estudos na rede estadual a partir do próximo ano, ingressando como os mais novos da escola. De acordo com a diretora da EMEB, Keila Feitosa dos Santos, o programa foi especialmente marcante pelo amadurecimento que trouxe aos alunos, preparando-os para esse novo ambiente.
“O Proerd é conduzido por policiais muito capacitados e preparados, que realmente acolhem nossas crianças. E, ainda mais, mostraram que tudo na vida tem regras e isso causa uma mudança muito positiva em todos. O respeito é o primeiro princípio, em casa, na escola, no trabalho e em tudo que norteia a vida de cada um”, afirmou a diretora.
O objetivo é reforçar a autonomia e impedir más escolhas
Neste semestre, o programa atendeu 28 turmas, de oito escolas da rede municipal, totalizando 840 alunos. “O Proerd aproxima a polícia da população, que passa a trabalhar em conjunto com a segurança pública. Assim, realiza um trabalho preventivo a longo prazo. Isso para que as crianças não fiquem vulneráveis às drogas”, explica o instrutor Edson Romualdo Aparecido Souza da Silva, 3º Sargento da Polícia Militar.
“O Proerd tem como base metodológica o modelo de tomada de decisões e ensina às crianças a refletir sobre suas escolhas em quatro etapas. Por exemplo: parar, pensar, analisar e ver. O objetivo é reforçar a autonomia e impedir que más escolhas sejam feitas por impulso ou pressão” explicou o instrutor.
De acordo com o aluno Pedro Eduardo Costa de Andrade, do 5º ano, foi muito importante participar do Programa.”Aprendi sobre como pensar nas consequências das ações e como sobre ser obediente e respeitoso. Sobre nunca fazer o mal e sobre ser um bom cidadão. Isso significa ajudar sempre que os outros precisarem e fazer boas escolhas na vida”, concluiu.
Programação das escolas que vão realizar formaturas:
- EMEB Marilce Benedita de Arruda: dia 29/11;
- EMEB Líbia da Costa Rondon: dia 30/11;
- EMEB Heroclito Leôncio Monteiro: dia 1º/12;
- EMEB Lenine de Campos Póvoas: dia 2/12;
- EMEB Lúcia Leite Rodrigues: dia 5/12;
- EMEB Manoel Correa de Almeida: dia 7/12;
- EMEB Mercedes de Paula Sôda: dia 9/12