A descoberta de um dos elementos essenciais pra vida
Pela primeira vez, cientistas encontraram fósforo fora do planeta Terra. Um dos elementos essenciais pra vida, foi descoberto em uma das luas de Saturno.
Um mosaico de imagens capturadas, entretanto, pela nave Cassini da Nasa mostra a crosta de gelo do Polo Sul de uma das 146 luas de Saturno, a Encélado.
O estudo, com publicação na Revista Nature, diz que foi nessa espécie de nuvem de cristais de gelo que encontraram-se altas concentrações de fósforo.
Descoberta aumenta chances de haver vida fora da Terra
O fato de encontrarem fósforo numa lua de Saturno aumenta as chances de haver vida fora da Terra. E o fato de ter sido encontrado num oceano da lua Encélado aumenta, ainda mais, estas chances, considerando-se que a combinação de água e compostos químicos é altamente favorável pro surgimento de vida.
No caso da lua de Saturno, os cientistas já tinham encontrado outros elementos importantes pro surgimento de vida. Como por exemplo, carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e enxofre, faltava apenas o fósforo pra fechar o quebra-cabeça.
Além disso, a sonda da Nasa que coletou o material estudou as luas de Saturno entre os anos de 2004 e 2017.
Qual deve ser o próximo passo?
Um dos co-autores do estudo disse que o próximo passo é claro: voltar a Saturno para ver se existe vida nas profundezas do oceano interno.
Mas ainda vai demorar um pouco, mesmo se uma missão partisse hoje da Terra, só chegaria a Saturno por volta de 2040 ou 2050.
Saiba mais sobre a lua Encélado:
Encélado ou Enceladus é o sexto maior satélite natural de Saturno. Sua descoberta aconteceu em 1789 por William Herschel.
O Encélado possui um oceano global de água líquida sob sua superfície gelada. Criovulcões no polo sul ejetam grandes jatos de vapor de água e outros voláteis como algumas partículas sólidas para o espaço. Uma parte dessa água cai de volta sobre a lua como “neve”. Outra parte adiciona-se aos anéis de Saturno, enquanto outra parcela atinge o planeta.