Instalação da Frente Parlamentar requerida por Wilson Santos, conta com a participação de pouco mais da metade dos deputados eleitos na atual legislatura
Foi instalada nesta quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Frente Parlamentar da Bacia do Rio Cuiabá. Sob a coordenação do deputado Wilson Santos, a frente é composta por 13 dos 24 deputados estaduais. E tem o objetivo de levantar, estudar, atender e desenvolver políticas públicas que favoreçam os municípios da região.
Entre as principais pautas reivindicadas durante os trabalhos, estão a implantação da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Várzea Grande. Bem com a expansão do campus de Cuiabá, os impactos da chegada da ferrovia em Cuiabá e a ampliação da industrialização, visando fortalecer a região.
Durante reunião de instalação da frente parlamentar, Wilson Santos fez um breve histórico do processo político e administrativo da região mais antiga e populosa de Mato Grosso. Assim, destacou a importância de unir forças para reivindicar investimentos a fim de promover o seu desenvolvimento, assegurando a preservação ambiental.
Presidente da Assembleia Legislativa em exercício, a deputada Janaina Riva, destacou a relevância das pautas reivindicadas pela frente parlamentar e a necessidade da criação de oportunidades de trabalho e fontes de renda em municípios da região.
O deputado Juca do Guaraná Filho, afirmou que a frente parlamentar deixará um legado importante. “Vamos trabalhar com muito empenho e dedicação”, assegurou.
Enquanto que Célio dos Santos, secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande, parabenizou os parlamentares pela instalação da frente e ressaltou a necessidade de conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental.
Centro de Tecnologia Mineral
Pró-reitora do campus de Várzea Grande da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Ilce de Oliveira Campos pontuou a existência projetos visando o desenvolvimento industrial do município. Como o que prevê a transferência dos cursos de engenharia e de ciência e tecnologia para o possível polo industrial de Várzea Grande. Assim como a criação de um Centro de Tecnologia Mineral.
Também participaram da reunião de instalação o coordenador do curso de Engenharia de Minas da UFMT, Caiubi Kuhn. Por fim, o diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Allan Batista Camilo.