No momento, você está visualizando Geração Z é a que passa mais tempo conectada nas redes socias
A geração Z é a que passa mais tempo conectada às redes sociais, consumindo conteúdo nas plataformas por até 12 horas por dia

Geração Z é a que passa mais tempo conectada nas redes socias

Instagram e o Youtube se destacam, enquanto consideram o Facebook ultrapassado

A geração Z é a que passa mais tempo conectada às redes sociais. Consumindo assim, conteúdo nas plataformas preferidas como Instagram e YouTube por até 12 horas por dia. Estes dados pertencem à pesquisa “O brasileiro ama as redes sociais”, divulgada pela Plataforma Gente.

O estudo que mapeou o comportamento e as preferências dos usuários em todo o Brasil. Para isso, ouviu a população com mais de 18 anos, das classes A, B e C, das cinco regiões do país que acessaram redes sociais nos últimos 30 dias.

O WhatsApp é a rede social preferida dos brasileiros. Mas entre a geração Z o Instagram e o Youtube se destacam. Kwai e TikTok são consideradas redes com conteúdos “divertidos”, enquanto o Facebook é considerado ultrapassado.

Entre as 5 atividades mais praticadas por esta parcela da população, estão:

31% assistir vídeos de humor;
29% me atualizar sobre temas e notícias do momento;
31% assistir vídeos de temas diversos;
23% interagir com perfis de outras pessoas
31% procurar conteúdo de entretenimento;

Entretanto, os dados também mostram que em comparação com o ano anterior, 53% dos entrevistados, de modo geral, aumentaram o uso das redes. Além disso, 54% afirmam que o uso vai permanecer igual no futuro. Já 95% utilizam alguma rede social diariamente. O mobile (ou seja, celulares, tablets e dispositivos móveis) é o dispositivo preferido para acessar os conteúdos.

Quando a pauta são os influenciadores digitais, 51% dos entrevistados afirmam seguir algumas personalidades nas redes. Sendo assim, 77% se sentem motivados por influenciadores para comprar produtos e serviços.

Mas a credibilidade e confiança são pontos de atenção para as plataformas digitais, veja os dados:

71% desconfiam de conteúdos e notícias divulgados em redes sociais e procuram verificar a veracidade antes de compartilhar com outras pessoas;
72% se preocupam com a privacidade dos seus dados e utilizam práticas para protegê-los dentro das redes.

Ainda sobre os influenciadores, alguns temas abordados por esses perfis ganham mais destaque:

humor (45%);
filmes e séries (45%)
moda e beleza (40%)
música e dança (33%)
celebridades (33%).

O levantamento destaca séries, jornalismo e novelas

Esses conteúdos costumam fisgar a atenção dos brasileiros por um longo período de tempo. Segundo dados do levantamento, 70% passam de 1 a 6 horas por dia nas redes sociais consumindo este tipo de conteúdo. Dentro desta parcela a geração Z é a que passa mais tempo conectada, contabilizando 8%, a porcentagem máxima entre as outras faixas etárias.

No entanto, o levantamento também destaca que séries (55%), jornalismo (37%) e as novelas (32%) estão entre os principais territórios das redes sociais. Isto é, onde os usuários mais costumam acompanhar nas mídias digitais.