Buscador especializado, também conhecido como Google Científico
Google Acadêmico é uma ferramenta online, sobretudo, para encontrar referências bibliográficas. Assim, facilita a produção de trabalhos acadêmicos, TCCs, monografias e dissertações. Também conhecido como Google Científico, o buscador exibe apenas publicações de repositórios de editoras. Bem como, de universidades ou sites acadêmicos.
Entretanto, é diferente da versão padrão do Google, na qual os pesquisadores também recebem links que não lhes interessam academicamente. Para tirar o máximo proveito do buscador, os estudantes podem usar recursos como a pesquisa avançada, artigos relacionados, alertas e gerador automático de citações. Confira, em seguida, a lista com seis dicas para fazer pesquisas no Google Acadêmico.
1. Use o recurso “Citar” para gerar referências
O Google Acadêmico automatiza o processo de elaboração de referências bibliográficas. facilitando a vida de estudantes e pesquisadores. Com a plataforma, fica muito mais simples citar outros trabalhos. Portanto, basta clicar na opção “Citar”, e uma janela pop-up apresentará as referências do artigo já dentro das normas da ABNT. Então, tudo que o usuário precisa fazer é copiar e colar o texto. Além disso, o recurso inclui links para exportar os dados na extensão de arquivo BibTeX.
Google Acadêmico elabora automaticamente as referências bibliográficas nas normas da ABNT
2. Aproveite a opção “Citações” para fazer busca reversa
Ao selecionar “Citado por”, logo abaixo do resultado, é possível consultar outros artigos, teses ou dissertações que citaram a publicação em questão. Você ainda pode verificar quais trechos do trabalho foram mencionados. Esse recurso é muito útil para encontrar novas referências, bem como para identificar como outros acadêmicos estão usando determinada fonte de pesquisa.
Faça uma busca reversa para encontrar novas citações no Google Acadêmico
3. Expanda a sua pesquisa com o recurso “Artigos Relacionados”
Outra forma de encontrar novas referências de pesquisa é expandir a busca sobre determinado assunto com o recurso “Artigos relacionados”. A função do Google Acadêmico permite ao estudante ou pesquisador encontrar artigos semelhantes em cada resultado de busca. Basta selecionar “Artigos relacionados”, disponível logo abaixo do resultado desejado, para ter acesso à lista de publicações.
Expanda a sua pesquisa com a função “Artigos Relacionados” do Google Acadêmico
Expanda a sua pesquisa com a função “Artigos Relacionados” do Google Acadêmico
4. Crie alertas sobre o tema da sua pesquisa
O buscador científico do Google também permite configurar alertas para monitorar tópicos de seu interesse. Com o recurso, você será notificado por e-mail sempre que um artigo novo que inclua a palavra-chave definida for indexado ao Google Acadêmico. Para utilizá-lo, basta clicar na opção “Criar alerta” e configurar os campos solicitados. Esse recurso é muito útil para universitários se manterem atualizados sobre o tema durante a elaboração de um artigo ou processo de pesquisa.
Configure alertas sobre tópicos de seu interesse no Google Acadêmico
5. Organize a sua biblioteca com etiquetas
É possível salvar artigos na biblioteca do Google Acadêmico para ler mais tarde. Basta clicar no ícone de estrela localizado abaixo do link, selecionar a opção “Lista de leitura”. Ou criar uma lista personalizada e finalizar no botão “Concluído”. Para acessar os documentos, é preciso clicar em “Minha biblioteca” no canto superior esquerdo da página.