Diante das inovações, Google anuncia recursos e diz que não quer ficar para trás na corrida no setor de inteligência artificial
O Google anuncia recursos de IA generativa que serão integrados em vários aplicativos da empresa, incluindo Google Docs, Gmail, no Planilhas (“Sheets”) e Apresentações (“Slides”).
Todavia os recursos incluem novas maneiras de gerar, resumir e até “debater” um texto criado com IA no Google Docs, um formato semelhante e já conhecido no ChatGPT da OpenAI. Também será possível gerar e-mails no Gmail e produzir imagens, áudio e vídeo por IA para ilustrar apresentações, por exemplo.
- A ferramenta de escrita IA no Docs e Gmail será disponibilizada primeiro para um grupo de “testadores confiáveis” ainda este mês nos EUA, diz a empresa. Contudo, com o mesmo formato adotado com o Bard, o chatbot rival do ChatGPT.
- De todos os novos recursos, as ferramentas de redação no Docs, assim como o Gmail, formam as mais destacadas.
- Uma animação mostrou um novo botão chamado “Ajude-me a escrever”. Quando acionado, o usuário insere uma solicitação e, assim, a IA conclui tudo em questão de segundos, permitindo editar ou refinar o texto manualmente.
- Em outra demonstração, o Google mostra a IA sendo usada para escrever um e-mail personalizado, transformando tópicos curtos em uma mensagem completa.
- O empresa diz disponibilizará os recursos para todos no fim de 2023, mas ainda não especificou uma data exata.
Planos da Microsoft
O anúncio reforça que o Google não quer ficar para trás na corrida no setor de inteligência artificial. Desde a chegada do ChatGPT, no ano passado e após o lançamento do novo Bing da Microsoft em fevereiro, a gigante das buscas tem se esforçado para lançar recursos parecidos.
Rumores sugerem que a Microsoft também está criando recursos semelhantes que integrarão seu pacote de aplicativos do Office, incluindo Word, Teams e Outlook. A Microsoft agendou um evento onde detalhará seus planos para “o futuro do trabalho com IA” para esta quinta-feira, 16 de março.