Alguns indicados ao Oscar não participação da cerimônia oficial, o que tem gerado descontentamento com a Academia
Desde que anunciou os indicados ao Oscar, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vem enfrentando diversos dilemas; resultado da tentativa de garantir um show melhor do que o do ano passado e que ao mesmo tempo se adeque às medidas de segurança impostas pela Covid-19. Agora, então, a nova polêmica é sobre a decisão do evento de não transmitir ao vivo todas as categorias; sobretudo uma estratégia para apresentar um programa mais simplificado.
O Oscar apresenta no total 23 categorias, contudo, este ano oito delas ficarão de fora da apresentação ao vivo; sendo então premiadas uma hora antes do início da transmissão do Oscar na ABC, conformou informou a Variety. Entre as categorias excluídas estão: curta documental, edição de filme, maquiagem e penteado, trilha sonora original, design de produção, curta de animação; curta de ação ao vivo e som.
Nos últimos anos, o Oscar vem sofrendo diversas críticas por muitos fatores, um deles é a de ser prolixo nas apresentações, além do consenso de que algumas classificações não fazem sentido. Com a chegada da pandemia, o evento precisou realizar diversas mudanças e, possivelmente, aproveitou a partir disso o embalo de alterações para otimizar o show.
“Depois de ouvir atentamente os comentários e sugestões de nossa comunidade cinematográfica, nosso parceiro de rede e todos aqueles que amam o Oscar, ficou evidente que precisávamos tomar algumas decisões sobre a transmissão que fossem do melhor interesse para o futuro de nosso programa e nossa organização”, escreveu o presidente da Academia, David Rubin, em uma carta que se destinou aos membros do grupo.
Os indicados nas categorias de prêmios que serão concedidos antes do show foram informados da revisão durante uma chamada do Zoom na terça-feira (22).