No momento, você está visualizando Inseminação artificial bovina é caso de sucesso em MT
Em 2023, produtor abraçou o campo da tecnologia avançada ao ingressar na atividade de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) de bovinos

Inseminação artificial bovina é caso de sucesso em MT

O bovinocultor Jeremias Corrêa da Costa, 60 anos, convive com a área de pecuária desde os 7 anos e hoje faz Inseminação artificial bovina

Em 2023, Jeremias abraçou o campo da tecnologia avançada ao ingressar na atividade de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) de bovinos, através da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) + Genética do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Localizada no Distrito de Agrovila das Palmeiras, em Santo Antônio do Leverger, a propriedade de Jeremias passou por algumas modificações.  A taxa de lotação adequada para a área e tipo de pastagem presente na fazenda. Já as suplementações feitas estrategicamente, e a sanidade é realizada pensando sempre na prevenção.

A técnica e Médica Veterinária Ana Cláudia Ribeiro explica que no lote de vacas multíparas o resultado foi de 95,45% da taxa de prenhes e a grande maioria está no terço médio de gestação. O processo tecnológico ocorreu pela primeira vez na fazenda em março de 2023. Portanto, a perspectiva é que os novos bezerros nasçam até dezembro deste ano.

Após a IATF, realizaram o repasse com touro. Assim que realizam o diagnóstico de gestação por ultrassom, separam as vacas prenhas de IATF e as vacas que ficaram vazias. Assim, colocam o touro para fazer a monta controlada, onde o animal passa certo período com as matrizes e logo após retirado. E o resultado disso é que todas as vacas emprenharam em um intervalo de 120 dias.

Tecnologia

Além da IATF a técnica trouxe para a propriedade outras tecnologias, como a silagem de mandioca, fornecida para uma categoria de animais durante o período de seca. A produção vem do cultivo da raiz da própria fazenda, onde antes o material descartado e hoje se tornou alimento. Além da utilização correta de suplementos para cada período do ano.

Mudanças

A sanidade também passou por modificações durante a assistência, atualmente para se fazer o uso dos fármacos e os tratamentos nos animais, a técnica sempre é consultada. “Hoje fazemos o uso consciente, principalmente de antibióticos dentro da propriedade. Na fazenda, as boas práticas de manejo, voltadas para o bem-estar animal, são praticadas pelo seu Jeremias e o colaborador dele.

Durante os manejos, é ele quem direciona os animais, e sempre ressalta que não gosta de grito e nem que agridem suas vacas. O manejo tranquilo, principalmente em dias de IATF é muito importante, pois sabemos o quanto isso influencia na taxa de prenhes”, observou a técnica.

Ranking

Por outro lado, o campo da tecnologia está cada vez mais avançado da genética. Além disso, a reprodução das modalidades IATF e a monta natural, tem causado efeitos positivos, tanto que o país alcançou 234,4 milhões de cabeças de bovinos em 2022, alta de 4,3% em relação ao ano anterior, estabelecendo recorde do rebanho desde o começo da Pesquisa Produção da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em 1974.