Segundo pesquisadores, a mudança na coloração do lago no Havaí resultado de um estresse ambiental e há riscos para os animais e os seres humanos
Um lago no Havaí simplesmente mudou de cor. As autoridades do estado norte-americano já estão investigando o caso, mas há indícios de que a culpa é a seca. Para pesquisadores, o fenômeno é resultado de um estresse ambiental. De água salgada, o Lago Kealia fica na ilha de Maui e mudou de cor no dia 30 de outubro.
Lago mudou de cor no dia 30 de outubro
- De água salgada, o Lago Kealia fica na ilha de Maui e mudou de cor no dia 30 de outubro, tornando-se completamente rosa;
- O motivo, portanto, seria o excesso de sal presente na água, que está o dobro da salinidade encontrada no mar;
- Testes preliminares apontaram a proliferação de halobactérias, organismos unicelulares que prosperam em corpos d’água com altos níveis de sal, deixando o lago cor-de-rosa brilhante;
- A razão para o aumento dessas bactérias, no entanto, ainda está sob investigação.
Riscos aos animais e aos seres humanos
Segundo a equipe do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA, a análise da água mostrou que a salinidade está superior a 70 partes por mil. Mas o resultado é o dobro da salinidade da água do mar.
A tonalidade rosa brilhante é preocupante para o ecossistema. Os níveis de sal na água são muito altos para a maioria dos peixes sobreviverem ou outros animais beberem.
O governo norte-americano emitiu um alerta pedindo que as pessoas não se aproximem da água, não consumam nem comam peixes retirados do local.
O Serviço de Pesca dos Estados Unidos, informou que estão sendo coletadas amostras da água para descobrirem a cepa da halobactéria que está atuando no local. Não há uma previsão para a adoção de alguma medida que possa reverter o cenário no Lago Kealia.