No momento, você está visualizando Mauro Mendes critica polarização lançada pelo governador de Minas
Governador de Minas, Romeu Zema, afirmou que o objetivo do bloco é se contrapor especialmente às regiões Norte e Nordeste

Mauro Mendes critica polarização lançada pelo governador de Minas

O governador Mauro Mendes (União) criticou o posicionamento do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo)

Mauro Mendes comentou que apenas ficou sabendo “por alto” sobre o comentário do governador de Minas Gerais, Romeu Zema. No entanto, defendeu que o momento é de unir o país, principalmente em meio a debates importantes, como a reforma tributária.

O governador de Minas Romeu Zema, afirmou que o objetivo do bloco é se contrapor especialmente às regiões Norte e Nordeste. Segundo ele, as políticas que beneficiam aqueles estados prejudicam o restante do País.

Mendes defendeu o fim das polarizações partidárias e o começo da abertura de diálogo para fortalecimento econômico do Brasil. “Nós temos que lutar contra a ineficiência, nós temos que lutar contra a corrupção, nós temos que lutar contra o aumento da criminalidade… Existem muitas agendas mais importantes do que estabelecer uma agenda de nós contra eles, seja quem for, quem quer que seja e qual região seja. Por isso, defendo que possamos unir esse país e não criar formas de polarizações desnecessárias”, comentou.

Senado Federal

Contudo a entrevista concedida pelo governador de Minas Gerais repercutiu negativamente em todo o país. À Folha de São Paulo, Zema disse que as regiões Sul e Sudeste formaram um grupo chamado de Cossud, que reúne sete estados. Ele comentou que as regiões sempre estiveram em desvantagem no Senado Federal, pois detêm 27 senadores dos 81, e não querem julgadas como ‘as regiões dos estados ricos’, que têm obrigação de contribuir sem receber nada em troca.

Assim, Zema enfatizou que durante a discussão da reforma tributária foi criado um fundo para o Centro-Oeste, Nordeste e Norte, excluindo a região Sul e Sudeste.

“Então Sul e Sudeste vão continuar com a arrecadação muito maior do que recebem de volta? Isso não pode se intensificar ano a ano, década a década. Se não você vai cair naquela história, do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito”, diz trecho da entrevista.

Logo após a repercussão negativa, Zema usou as redes sociais para dizer que sua declaração foi interpretada de forma equivocada.