Carro solar elétrico Lightyear 0 pode ficar até 7 meses fora da tomada
O “Lightyear 0” será o carro de produção mais aerodinâmico já lançado (sem contar carros de corrida), com um coeficiente de resistência aerodinâmica ou de arrasto impressionante de apenas 0,175 Cd. De acordo com a empresa, isso dará aos motoristas do carro elétrico solar maior autonomia e uma menor dependência de estações de carregamento.
Lightyear 0 quebra o recorde de veículo de produção mais aerodinâmico do GM EV1
Testes feitos antes com o Lightyear 0 indicavam um coeficiente de arrasto de 0,19 Cd, que já seria excelente. Já que era o mesmo do GM EV1, lançado em 1996, até hoje recordista em aerodinâmica em carros de produção.
Mas, a Lightyear conseguiu melhorar ainda mais o resultado. Assim, quebrou o recorde do carro da GM com os 0,175 Cd do seu futuro veículo. Só como referência, o coeficiente de arrasto do cobiçado Tesla Model S é de 0.24 Cd.
O carro elétrico da Lightyear entra em produção em dois meses. Sendo assim, será o primeiro carro elétrico solar comercial do mercado. Seu maior apelo de vendas é simples, que os usuários possam passar meses sem ter que carregar a bateria do seu veículo.
Os testes feitos em túneis de vento seguiram o padrão WLTP
O resultado foi alcançado em testes feitos em túneis de vento da FKFS em Stuttgart, Alemanha. Eles seguiram o padrão WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure ou Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Leves).
Segundo o CTO da Lightyear, Arjo van der Ham, “estamos muito orgulhosos desse incrível feito. Nós tivemos que começar de uma página de papel em branco quando começamos a desenvolver nossa tecnologia. Com muita dedicação e trabalho duro, continuamos a empurrar os limites a cada marco como esse”.