No momento, você está visualizando Como ganhar e não perder massa muscular na terceira idade
O ganho de massa muscular na terceira idade é a melhor forma de prevenir a sarcopenia, condição que ocorre naturalmente em idosos

Como ganhar e não perder massa muscular na terceira idade

Uma rotina saudável contribui muito para a massa muscular

O ganho de massa muscular na terceira idade é a melhor forma de prevenir a sarcopenia. Essa é uma condição que ocorre naturalmente em idosos. A quantidade e o volume de músculos do corpo diminui e compromete o desempenho físico do indivíduo. Por isso, a qualidade de vida do idoso está muito relacionada à saúde do corpo.

Nesse sentido, é preciso entender que o peso na balança não é necessariamente um indicativo de saúde. Afinal, emagrecer pode ocorrer também pela perda de músculos – e não é um emagrecimento positivo. Então, uma boa atitude para envelhecer com saúde e independência é ter músculos fortes.

Peso e a diferença entre gordura e músculo

Antes de tudo, é preciso entender que a variação de peso de qualquer pessoa está relacionada, principalmente, à quantidade de gordura ou músculo. O peso de cada um, sem dúvida, é o mesmo. No entanto, a gordura ocupa mais espaço e se aloja, em maioria, ao redor da barriga.

Já o músculo faz parte da estrutura de uma pessoa. É um órgão que, entre tantas funções, ajuda a proteger os ossos e a dar equilíbrio. Por isso, se faz tão importante a massa muscular na terceira idade.

3 dicas para ganhar massa muscular na terceira idade

Existe uma série de fatores relacionados ao ganho de massa muscular, em todas as idades. Peso, altura e genética explicam porque algumas pessoas têm mais ou menos facilidade de ganhar a chamada massa magra. No entanto, a boa notícia é que é possível para praticamente qualquer condição, inclusive para idosos. Veja a seguir as principais dicas para ganho de massa para idosos.

Rotina de exercícios físicos

Primeiramente, tudo começa com a prática de exercícios físicos. O hábito forma a rotina, que tem grande importância para idosos. Portanto, o ideal é que se pratique por 5 dias da semana. Para isso, a frequência e a intensidade podem ser menores no início.

Dessa forma, vai ganhando espaço no dia a dia para que faça parte da rotina do idoso. Lembrando que o esforço, ainda, vai da capacidade de cada um. O mais importante é a prática, o que favorece o ganho de massa muscular na terceira idade.

Escolha da atividade física

Sem dúvida, a modalidade praticada é determinante para que os exercícios façam parte da rotina na terceira idade. Nesse sentido, o idoso não apenas deve fazer uma atividade que goste, mas também que gerem resultados de ganho de massa.

As melhores atividades para o ganho de massa muscular, geralmente, envolvem repetições. Assim, pode, por exemplo, optar pela musculação ou a hidroginástica. Exercícios aeróbicos, como caminhadas, corridas, natação ou andar de bicicleta também podem fazer parte da rotina para a redução do peso.

Alimentação com proteínas

Aliado a tudo isso está a alimentação. Sem dúvida, a ingestão de proteínas é um fator que ajuda muito no ganho de massa muscular na terceira idade. A proteína pode ser considerada como o principal combustível dos músculos. Além disso, é indispensável para a melhor recuperação após as atividades físicas.

Não custa lembrar que é importante contar com ajuda profissional para dar segurança e orientar as atividades físicas e também a alimentação.

Como não perder massa muscular na terceira idade

Primeiramente, a rotina de alimentação com ênfase em proteínas e as atividades físicas regulares são o ponto principal também para manter a massa magra. No entanto, há outras atitudes que contribuem para evitar a perda de massa muscular para idosos.

Tratamento para doenças

Sem dúvida, as melhores condições de saúde influem de forma direta para que o idoso tenha atividades físicas na rotina. Afinal de contas, algumas doenças são gatilhos ao sedentarismo e, consequentemente, à perda de músculos. Ter o diabetes e outras doenças crônicas sob controle ajuda a ter disposição para se exercitar, por exemplo.

Suplementos podem ajudar

A suplementação de vitaminas e outros nutrientes são de grande valia também para ajudar no ganho de massa muscular na terceira idade. Aliás, nem sempre a alimentação dá conta de garantir tudo que o corpo necessita. Idosos têm demanda maior de minerais, para a saúde dos ossos.

Além disso, para o ganho de massa muscular, suplementos de proteínas, como o whey protein, por exemplo, podem ajudar muito nesse sentido. A consulta com médico ou nutricionista é o ideal para a indicação dos mais apropriados, conforme idade e necessidade.