No momento, você está visualizando O que é o ‘Moonlighting’ e por que as empresas são contra ele?
O Moonlighting é uma tendência que surgiu, atualmente, onde as pessoas procuram trabalhar em outros empregos para ganhar uma renda extra

O que é o ‘Moonlighting’ e por que as empresas são contra ele?

Essa tendência vem sendo cada vez mais presente no mercado de trabalho

O Moonlighting é uma tendência que surgiu, atualmente, onde as pessoas procuram trabalhar em outros empregos para ganhar uma renda extra. Esse tipo de projeto teve uma popularidade ainda maior durante a pandemia de Covid-19. Isso porque muitas pessoas ficaram desempregadas ou acabaram sendo afetadas pelo cenário do mercado de trabalho na ocasião. Assim, essa técnica foi uma solução encontrada por muitos profissionais. Agora leia e descubra o que é Moonlighting.

O que é?

Moonlighting, ou “luz da lua”, em outras palavras, é uma situação em que um trabalhador é empregado por duas ou mais empresas. Porém, é uma situação considerada clandestina, já que para essas atividades é obrigatório que haja uma inscrição na Previdência Social. Como dito anteriormente, é algo que muitos trabalhadores têm como uma solução para conseguir uma grana a mais ou aumentá-la. Na maioria das vezes, há uma precariedade nesses tipos de emprego.

O cenário atual em que o mercado de trabalho se encontra no Brasil é muito complicado para todos os trabalhadores, pois a maioria deles acaba sendo afetada de alguma forma. Por conta disso, acaba sendo um fator importantíssimo que faz com que as pessoas terminem indo cada vez mais atrás de empregos deste tipo.

Características do Moonlighting

Na maioria dos casos há precariedade de trabalhadores que se encontram em empregos para conseguirem uma grana extra. Pois esses trabalhos clandestinos também possuem outras características, como:

  • Existe a obrigação de comunicar a situação de trabalho clandestino aos empregadores;
  • Afeta apenas os trabalhadores empregados;
  • Os benefícios são calculados a partir do cálculo das bases de contribuição nas diferentes empresas;
  • O trabalhador cumpre vários benefícios laborais dentro do mesmo regime de Segurança Social;
  • As contribuições serão pagas separadamente, mas os limites se aplicam a toda a renda;
  • O trabalhador trabalha por mais tempo.

A maioria das empresas não permite que seus funcionários assumam esses tipos de empregos adicionais por questões de interesses diferentes. Isso seduz trabalhadores para que tenham um desempenho melhor no outro trabalho e, consequentemente, acabam afetando o outro trabalho e, as vezes, a própria saúde, como o tempo.