Você está visualizando atualmente Mutirão Rural do Senar-MT chega a Campinápolis e Novo São Joaquim com atendimentos de saúde para a população
Senar-MT promove mais uma edição do Mutirão Rural em Campinápolis e Novo São Joaquim, e oferece atendimentos de saúde à população - Foto: Senar-MT

Mutirão Rural do Senar-MT chega a Campinápolis e Novo São Joaquim com atendimentos de saúde para a população

Mutirão Rural do Senar-MT no Campinápolis e Novo São Joaquim

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso – Senar-MT, promove nesta semana mais uma edição do Mutirão Rural em Campinápolis e Novo São Joaquim, com o objetivo de oferecer atendimentos de saúde gratuitos à população. Dessa maneira, vai facilitar o acesso a serviços médicos essenciais para a população de dois municípios.

Em Campinápolis, o programa acontece no Parque de Exposições Nazih Jamal, nos dias 29 e 30 de outubro. Já nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, o Mutirão Rural estará no Salão Paroquial Igreja Católica, em Novo São Joaquim, a partir das 8h.

O ônibus adaptado com consultórios,  oferece serviços de saúde, como testes rápidos, aferição de pressão e atendimentos odontológicos e oftalmológicos. Além da assistência com Unidade Móvel de Saúde, o público vai conferir outras ações como cortes de cabelo, automaquiagem e manicure, por exemplo.

O Mutirão Rural surgiu há 25 anos pela necessidade de regularizar a documentação de moradores da zona rural no estado de Mato Grosso. Apenas no primeiro semestre de 2024, o programa atendeu mais de 2 mil pessoas, e no mês de agosto apresentou a reconfiguração do Mutirão Rural. Sendo assim, agora inclui duas novas unidades móveis de saúde equipadas para realizar mais atendimentos.

O Mutirão Rural

Iniciativa promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), que leva serviços essenciais e gratuitos a diversas comunidades rurais do estado. O projeto visa atender moradores de áreas mais afastadas, onde o acesso a serviços básicos pode limitado.

Durante o mutirão, oferecerão atendimentos de saúde, como consultas médicas e odontológicas, exames, vacinação, e serviços de assistência social. Assim como a emissão de documentos, orientações sobre direitos e atendimentos diversos.

Além dos serviços de saúde e cidadania, o Mutirão Rural também promove capacitações e palestras sobre temas voltados ao desenvolvimento rural, sustentabilidade e bem-estar. O programa é uma ponte importante entre o poder público e a comunidade, fortalecendo o compromisso com a melhoria da qualidade de vida no campo. Essa iniciativa ajuda a reduzir desigualdades regionais, permitindo que pequenos produtores e suas famílias tenham mais suporte e acesso a informações essenciais para o desenvolvimento sustentável de suas atividades e para sua qualidade de vida.