Sabia que o nosso corpo não está programado para uma carga exaustiva de exercícios
A resposta para a pergunta “por que eu não consigo me exercitar?” foi dada por Daniel Lieberman, um membro de importância da Universidade de Harvard. Segundo o pesquisador, os seres humanos não são programados para fazer atividades físicas todos os dias por pura obrigação ou em grandes quantidades.
Segundo o paleoantropólogo, é natural não apresentar disposição para se exercitar diariamente. Essa, na verdade, é reação que se esperava. Dessa forma, saiba que é super normal não sentir vontade de acordar cedo para dar aquela caminhada matinal ou correr em alta intensidade.
A ideia por trás dessa economia de esforços vem do fato de que o nosso corpo não gosta de gastar energia. Portanto, se movimenta apenas quando é necessário. É sua forma de evitar esforços desnecessários, afinal de contas, fazer atividades físicas constantes não é exatamente o nosso estado normal.
Isso porque os seres humanos se desenvolveram para ficarem ativos fisicamente e se movimentarem, mas especialmente em busca de alimentos. A ideia de exercícios em que as pessoas fazem musculação ou outros atividades nas primeiras horas da manhã é um conceito moderno.
Pela pouca disponibilidade de alimentos, os caçadores dos períodos pré-históricos só gastavam a energia que tinham para coisas extremamente necessárias. Como por exemplo o fato de ter de caçar ou cuidar da terra.
Os exercícios físicos são benéficos, claro. Mas segundo a opinião de alguns pesquisadores, a ideia de não fazer atividades como atletas pode gerar frustrações. Tudo porque se tem comercializado bastante a ideia de que devemos nos exercitar com frequência e afinco. Especialmente, porque não se sabe que exercícios moderados é perfeitamente normal.
Dicas para fazer atividade física com mais facilidade
Agora que você já sabe como não se exercitar é um comportamento instintivo, é hora de tomar algumas sugestões. Pois irão te ajudar nesse processo de se manter em movimento.
Primeiro, escolha um exercício que te traga oportunidades de socializar, se divertir e manter seu corpo ativo, como um grupo de corrida ou crossfit. Segundo, faça o melhor, mas não se preocupe em alcançar níveis de atleta ou das pessoas que vê nas redes sociais. O importante é se manter em atividade.
Se for possível, tenha no mínimo 150 minutos de exercícios físicos por semana. Isso significa dizer que são cerca de 21 minutos por dia. Fácil, não é? Com esse resultado, sintomas de ansiedade, depressão e até mesmo uma melhora nas articulações já podem ser observados. Por fim, se mantenha em movimento mesmo após a chegada aos 60.
Nosso corpo vem de uma grande evolução. Devemos nos manter fisicamente ativos por toda vida para vivermos de modo mais saudável.