Primeira etapa contemplará 86 quilômetros, entre o Posto Gil, em Diamantino, e Nova Mutum
Nova Rota do Oeste retoma sete anos após sua interrupção, a obra de duplicação da BR-163, a partir deste sábado (1). O governador Mauro Mendes assinou a ordem de serviço para transformar em realidade esse sonho antigo dos motoristas da rodovia, durante solenidade em Nova Mutum.
Dessa forma, a primeira etapa de obras contratada contemplará 86 quilômetros, entre o Posto Gil, no km 507 em Diamantino, e a travessia urbana de km 593 em Nova Mutum, e concluída em 24 meses. Além da duplicação, o projeto contempla pontes e viadutos e a recuperação estrutural completa da pista antiga, num investimento de R$ 620 milhões.
“Esse é um dos trechos mais críticos e por isso demos total prioridade. Essa obra vai um marco para a logística de Mato Grosso, colocando fim a um problema que se arrasta há anos e que está sendo solucionado graças à essa medida inovadora do Governo do Estado. Além disso, vai trazer conforto aos motoristas, melhorar o tráfego e reduzir acidentes”, afirmou o governador Mauro Mendes.
Por isso, os recursos para a retomada das obras de grande porte na rodovia garantidos após o Governo de Mato Grosso assumir a concessão da Rota do Oeste, formalizada em 4 de maio desde ano.
Na operação, o Estado aportou R$ 1,6 bilhão, o suficiente para o saneamento da dívida bancária da companhia. Bem como para garantir a reativação das frentes de trabalho.
Contudo, o projeto prevê a execução de todo o saldo de obras previsto originalmente no contrato. Ou seja, cerca de 450 quilômetros de duplicação, 34 obras de artes especiais (pontes, trevos e viadutos), além de passarelas e a recuperação estrutural da via.
Previsão de R$ 7,5 bilhões de investimento em 8 anos
Para o diretor-presidente da Nova Rota do Oeste, Luciano Uchoa, este é um momento histórico para Mato Grosso. “Estamos todos extremamente animados para participar desta que é uma das obras rodoviárias mais importantes do país hoje em dia. Entendemos o tamanho do desafio e da responsabilidade, mas também desfrutamos deste momento como profissionais e cidadãos”, disse.
Os serviços terão início à margem da pista sentido norte a partir do km 507, na região conhecida como Posto Gil, em Diamantino, avançando até o km 593,6, em Nova Mutum.
A previsão é que no primeiro ano de obras sejam concluídos 36 quilômetros de pista nova. Além do acostamento, canteiro central, sinalização horizontal e vertical, além da recuperação da via antiga. Neste período também deve ser concluído um retorno em desnível.
Para o segundo ano de obra, está prevista a conclusão dos serviços até Nova Mutum. Também a construção de duas pontes (uma sobre o rio Arino e outra sobre um afluente) e mais dois diamantes (obra de arte relacionada a contornos e retornos) no km 572 e no km 592, em Nova Mutum.
A retomada da duplicação reflete na economia de Mato Grosso, uma vez que movimentará o mercado de trabalho e o valor do frete rodoviário. Durante as obras deste segmento empregadas cerca de 530 pessoas e utilizados mais de 220 máquinas.
A obra de ampliação da BR-163/MT faz parte do plano de ataque elaborado pela Concessionária Nova Rota do Oeste. Assim, desde o início de sua realização em de 4 de maio, quando efetivou-se a troca de controle acionário e o Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par, passou a gerir o contrato.