No momento, você está visualizando Núcleo Avançado de Capacitação é inaugurado em Matupá
Líderes dos sindicatos rurais e autoridades do poder público estiveram na inauguração do Núcleo Avançado de Capacitação em Matupá

Núcleo Avançado de Capacitação é inaugurado em Matupá

Cerimônia marcou a inauguração do Núcleo Avançado de Capacitação, entregue pelo Senar-MT

Na última semana foi inaugurado mais um Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), desta vez no município de Matupá. Esse é o 34º NAC entregue pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT).

A cerimônia contou com a presença de produtores rurais, lideranças sindicais e autoridades do poder público municipal. A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato) foi representada pelo diretor Vilmondes Tomain.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Matupá, José Luiz Fidelis, o NAC atende uma necessidade da instituição. “Ela traz ao Sindicato uma necessidade que tínhamos de um local com estrutura para que haja a realização de cursos de capacitação ao nosso trabalhador rural. Com isso, o Senar-MT mostra seu compromisso com a devolução dos recursos, que são dos próprios produtores”, destaca.

O local possui salas de aula, cozinha industrial e representa mais um espaço para realização de treinamentos no município, como então destacou o mobilizador do Sindicato Rural, Alexsandro Silvério dos Santos. “Apesar de realizarmos mais cursos na zona rural, o NAC nos ajudará muito quando ofertarmos treinamento na cidade. É um novo espaço à disposição para as capacitações”

Construídos pelo Senar-/MT e entregues para o Sindicatos Rurais, os NACs possuem todo equipamento necessário para a realização de treinamentos do portfólio da instituição. O Senar-MT, portanto, prevê que em 2022, cerca de 660 treinamentos se realizem nas estruturas dos 34 NACs em operação no estado.

Homenagem

O NAC de Matupá leva o nome de “Marcos Henrique Primon”, jovem do município que faleceu em um acidente de trânsito em 2020, aos 24 anos de idade. Além disso, ele estava junto com a esposa e um primo, que também faleceram causando comoção em toda a cidade.

De família de produtores rurais, na época Marcos Henrique ocupava o cargo de Primeiro Secretário do Sindicato Rural de Matupá. Os produtores rurais associados ao Sindicato e pais do jovem, Darcy e Elaine Primon, receberam então uma placa de agradecimento durante a cerimônia de inauguração do NAC.