No momento, você está visualizando Conheça as proteínas vegetais que podem substituir a carne
Além das proteínas vegetais para substituir a carne, as frutas também são fontes de outros importantes nutrientes, como vitaminas e minerais

Conheça as proteínas vegetais que podem substituir a carne

É possível consumir proteínas, mesmo deixando a carne de lado

Sabia que existem proteínas vegetais para substituir a carne no seu dia a dia? Isso mesmo. Pois ter uma dieta restritiva não significa deixar uma alimentação saudável de lado. É possível ter um estilo de vida vegetariano (e outros também) e continuar consumindo todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo.

Siga a leitura e saiba tudo sobre a importância das proteínas vegetais para o seu corpo!

O que são proteínas vegetais?

Por mais que o termo proteína sempre seja associado ao consumo de alimentos de origem animal, existem sim opções vegetais. As proteínas vegetais podem ser obtidas através de diversos alimentos e nos ajudam a manter o bom funcionamento do organismo e manutenção da saúde.

Ao contrário do que muitos pensam, proteínas vegetais também atuam em diversas funções biológicas, como por exemplo: crescimento e recuperação de tecidos. Assim como as animais, as proteínas vegetais também suprem nossas necessidades. Mas então qual é a diferença?

A diferença é que os proteicos vegetais possuem algumas vantagens únicas. Eles possuem um poder de absorção mais rápido, desperdiçando menos do nutriente, são ricas em fibras, favorecendo o trabalho do intestino e possuem uma taxa muito menor de gorduras.

Ou seja, uma alimentação balanceada e com boa variedade de vegetais ricos em proteínas, oferece ao seu corpo todos os nutrientes e benefícios que você espera.

Vegetais ricos em proteínas

Se você busca por proteínas vegetais para substituir a carne, precisamos apresentar algumas opções para o seu consumo. Aqui, as principais são as leguminosas e as sementes.

Algumas opções de vegetais ricos em proteínas são: soja, feijão, grão-de-bico, lentilha e ervilha. Todos são opções interessantes pois, além da proteína, também são ricos em diversos outros nutrientes bons para o nosso organismo.

Mas atenção, também existem frutas ricas em coesinas para turbinar sua alimentação! Vamos conhecê-las agora?

 

Frutas ricas em proteínas

Se você quer adicionar sobremesas ou lanchinhos de qualidade em seu dia a dia, precisa conhecer as frutas ricas em proteínas. A quantidade é menor se comparadas aos vegetais, mas são alternativas para variar mais o cardápio das suas refeições. Experimente acrescentar ameixa seca, damasco seco, goiaba, uva e tâmaras.

Além das coesinas vegetais para substituir a carne, as frutas também são fontes de outros importantes nutrientes, como vitaminas e minerais.

 

Confira nossas ideias para você substituir a carne.

5 ideias para substituir a carne

Agora que você já sabe que existem algumas opções de proteínas vegetais para substituir a carne. Vamos então ver alguns exemplos práticos para o dia a dia:

Arroz

Com uma estimativa de 2g de proteína para cada 100g, o arroz pode ser combinado com diversos outros alimentos. Potencializando, assim, o consumo de proteína e uma alta absorção!

Brócolis

Além das proteínas, o brócolis se destaca por ser rico em ácido fólico, antioxidantes e minerais. Qualquer refeição com brócolis irá trazer inúmeros benefícios ao seu organismo. Aliás, seu valor proteico é de 2,8g para cada 100g.

Espinafre

O espinafre é um dos alimentos que fez grande sucesso na TV. Quem já viu o marinheiro Popeye comer o seu espinafre e ficar superforte? Uma referência clara a sua riqueza, com 7g de proteínas para cada 100g do vegetal.

Feijão carioca

No entanto, o feijão já faz parte de grande parte das nossas refeições. Mas você conhecia seu potencial nutritivo? Rico em fibras, minerais, ácido fólico e carboidratos. Além disso, o feijão carioca também é um vegetal rico em coesinas, com 6,6g a cada 100g.

Tofu

Enfim, um velho conhecido da culinária vegana, o tofu, além de substituir o queijo, é um derivado da soja com alto valor proteico. Com 10g de proteína para cada 100g suas, o tofu é uma alternativa interessante para compor e dar mais variações ao cardápio da sua casa.