No momento, você está visualizando Psicanálise na Rua faz atendimento psicológico gratuito no MISC
Psicanálise na Rua é gratuito nas salas do Misc e dispõe de um tratamento com a mesma metodologia oferecida nas clínicas particulares

Psicanálise na Rua faz atendimento psicológico gratuito no MISC

MISC recebe projeto Psicanálise na Rua para atendimento psicológico gratuito pela equipe da UFMT

O projeto Psicanálise na Rua oferece acompanhamento psicológico gratuito a pessoas em situação de vulnerabilidade social, sendo assim, os atendimentos serão feitos em uma sala no Museu da Imagem e do Som (Misc), coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

O trabalho social, no entanto, é uma iniciativa da psicanalista Adriana Rangel, doutora em psicologia e professora na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  O Psicanálise na Rua dispõe de um tratamento com a mesma metodologia oferecida nas clínicas particulares.

“Nós oferecemos atendimento clínico psicanalítico para pessoas em situação de vulnerabilidade social no geral. Nós começamos com as pessoas em situação de rua, mas isso acabou ampliando para o contexto na vulnerabilidade social no geral”, explica Gabriela Rangel Silveiro, analista do projeto.

“A psicanálise é uma análise dos significantes que ficaram da nossa infância, então há um resgate de rememoração. Hoje utilizamos uma das salas do Misc para fazer os atendimentos clínicos. Isso acaba se conectando também com a cultura, com a história, a ancestralidade do nosso povo”, acrescentou.

Aliás, o projeto conta com duas analistas que realizam atendimento no Misc nas segundas e terças-feiras das 8h às 11h.

Sobre a UFMT

Criada em 10 de dezembro de 1970, pela Lei nº 5.647, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) tem sua trajetória iniciada anterior a essa data. A instituição se originou da fusão da Faculdade de Direito, criada em 1934, e do Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá, instituído em 1966.

Atualmente, a UFMT é a única universidade federal no Estado e, durante muitos anos, foi também a única instituição de Ensino Superior em Mato Grosso.

Assim, constitui presença marcante no cenário socioeconômico e cultural, não apenas pela colocação no mercado de trabalho com milhares de profissionais graduados e pós-graduados, como também pelas suas atividades de pesquisa e extensão. Ao mesmo tempo, depositária de volume expressivo de informações referentes à sua própria existência e a fatos e momentos cruciais da história regional e nacional.

Localiza-se num contexto rico e exuberante pela biodiversidade de suas microrregiões geográficas – Pantanal, Amazônia, Araguaia e Cerrado. Além disso, está entre três bacias hidrográficas extremamente importantes – a do Araguaia-Tocantins, a do Prata e a do Amazonas.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá