O analista técnico do Imac destacou o aumento no abate de bovinos fêmeas e a expectativa ao longo do ano
O ano de 2024 foi marcado com um aumento significativo no volume de abate de bovinos no 1º Trimestre, em Mato Grosso, conforme informações do INDEA e o relatório elaborado pelo Imea. O Estado atingiu 1,76 milhão de cabeças de gado, o número representa um aumento de 30,88% em relação ao mesmo período 2023. O que se torna um recorde histórico.
Em janeiro, Mato Grosso registrou 615,14 mil de bovinos abatidos, o maior número neste ano. Ou seja, um crescimento de 29,71% em comparação a janeiro de 2023, com 474,24 mil bovinos. Em março, os indicadores marcam a região Oeste do Estado com o maior número de abates. Com 116.527, o segundo lugar vem a região Centro-Sul com 92.398 e terceiro a região Norte com 92.206 abates.
De acordo com o Imac, alguns dos fatores que contribuíram com esses números positivos para Mato Grosso, se deve às chuvas favoráveis nos últimos meses que levaram ao crescimento dos pastos, fazendo que a nutrição e a saúde do rebanho melhorassem. Além disso, a retenção de vacas, que atualmente estão sendo abatidas, no relatório apontam que as fêmeas foram as principais propulsoras desse crescimento.
Ainda de acordo com o analista técnico, outro fator que contribuiu para abate das fêmeas maior em relação a machos. Devido a queda nos preços dos bezerros.
Brasil pode ganhar com isso
O ano iniciou com bons resultados no setor pecuário, tanto o mercado interno quanto o externo estão aquecidos. E a expectativa é que esse crescimento seja contínuo.
Os conflitos no Oriente Médio devem pesar principalmente sobre o câmbio, o que resultaria em exportações de commodities mais agressivas. Portanto, o Brasil pode ganhar com isso.
O objetivo é mostrar a importância de criar um ambiente regulatório favorável que incentive a pesquisa, o desenvolvimento e a comercialização no Brasil.
Essa atividade não apenas contribui para a economia através do agronegócio, mas também enriquece o patrimônio cultural brasileiro.
Agroindústria COOPERNORTE
Com investimento de R$ 73 milhões, Agroindústria COOPERNORTE entra em operação e fortalece a produção de grãos na Região Norte do Brasil; unidade deve processar mais de 4.123 toneladas de alimentos todos os meses
O leilão, que marcou o oitavo evento do Haras Novoteto, foi o palco onde a Rainha do Jam ascendeu ao seu merecido trono. Sob todos os holofotes, seu preço alcançou alturas impressionantes, tornando-a a mula mais valorizada do Brasil por três anos consecutivos.