Você está visualizando atualmente Sarau com tema dos povos indígenas ocorre na Casa Barão
A Casa Barão recebe o Sarau Ikuiapá, que celebra os povos indígenas e Cuiabá, na próxima quarta-feira (19).

Sarau com tema dos povos indígenas ocorre na Casa Barão

Sarau com tema dos povos indígenas  poderá ser acompanhado pela internet, no canal do YouTube da AML

A Casa Barão recebe o Sarau Ikuiapá, que celebra os povos indígenas e Cuiabá, na próxima quarta-feira (19). O evento é uma realização da Academia Mato-grossense de Letras, em parceria com a Secel (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer).

Abril é um mês muito significativo para Mato Grosso e para Cuiabá, quando celebra-se o aniversário da Capital e também o Dia do Índio, que remete aos povos originários, habitantes ancestrais de terras mato-grossenses. A Casa Barão abre suas portas para a quarta edição do Sarau Literomusical 100 + 1.

O Dia do Índio, celebrado 19 de abril, na AML, se dividirá em três partes: palestra e oficina, das 15 às 17h, em seguida, um “Papo Cabeça”, das 17 às 18h, e finalizando no período noturno, 19h30 às 21h, com um show musical.

Evento híbrido

Como nas edições anteriores, o 4º Sarau Literomusical terá formato híbrido. É possível acompanhar pela internet, no canal do youtube ou presencialmente, na Casa Barão, sede da Academia, situada na rua Barão de Melgaço, 3869.

Os interessados em comparecer na AML, devem se adiantar e garantir assento, considerando que o número de vagas é limitado. A inscrição deve ser feita antecipadamente via WhatsApp, pelos celulares (65) 9 8412 9090 (Zilda Carracedo) e (65) 9 9227 6215 (Ronaldo Silva).

Na programação, no período vespertino, participam três representantes dos povos indígenas de Mato Grosso, que têm trajetórias acadêmicas. Ou seja, Marcelo Munduruku, Marcio Monzilar Corezamaé (Balatiponé-Umutina); e Agnaldo Rodrigues, que tem ascendência indígena e integra a Academia Mato-grossense de Letras.

Uma palestra, seguida por oficina, irá explorar o tema “Línguas e Culturas de Povos Indígenas de MT”. Assim a programação vespertina se encerra com um “Papo Cabeça”, envolvendo questões pertinentes aos povos indígenas.

Enquanto que no período noturno, a produtora cultural Deize Águena, responsável pela produção das apresentações musicais dos saraus, selecionou a experiente musicista mato-grossense, Estela Ceregatti.

No repertório, canções autorais que reverenciam os povos indígenas e dialogam com Cuiabá e mulheres desta cidade. São músicas dos álbuns “Cacica”, assim como “Terra Força Mulher”, ambos lançados em 2022. Estela será acompanhada pelos músicos Jhon Stuart e Augusto Krebs.