Estudo realizado no InCor revela que a ser sedentário pode tão prejudicial quanto hábito de fumante. Meia hora de atividade diária pode mudar qualidade de vida
De acordo com Carlos Campos, cardiologista intervencionista do InCor/FMUSP, ser sedentário é tão prejudicial à saúde quanto o hábito de fumante. O especialista cita uma pesquisa que indica que pessoas sedentárias apresentam riscos à saúde equivalentes aos de fumantes.
O sedentarismo não apenas aumenta o risco de problemas cardíacos, mas também impacta diversos aspectos da saúde. A prática regular de exercícios físicos contribui para o controle do peso, da pressão arterial e do diabetes, funcionando como uma ferramenta preventiva contra diversas doenças.
Benefícios da atividade física
Conforme o especialista, apenas 30 minutos diários de exercício físico são suficientes para promover mudanças significativas na qualidade e expectativa de vida. A atividade não requer investimentos significativos, podendo ser realizada com equipamentos básicos, como um tênis adequado para caminhada.
O estudo também destaca que pacientes fisicamente ativos, quando acometidos por problemas cardíacos como infarto, tendem a apresentar quadros mais benignos em comparação com indivíduos sedentários. Isso demonstra que o condicionamento físico não apenas previne doenças, mas também pode influenciar positivamente no prognóstico de eventuais problemas de saúde.
Fonte: cnn brasil