Para aplicar metodologia inédita no Estado
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) participou de treinamento na metodologia de simulação realística. O evento aconteceu no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP), em São Paulo-SP, reconhecido por sua excelência e qualidade. O Senac-MT é referência na formação de mão de obra técnica para o mercado de trabalho da área da saúde,
O método de ensino em saúde utiliza robôs e manequins que simulam um ser humano e respondem às ações dos estudantes. Assim, permite a prática e a resolução de dúvidas de forma eficiente e segura. Somente este ano, entre os meses de janeiro e maio, o Senac-MT, um dos braços sociais do Sistema Fecomércio-MT, efetivou mais de 1,6 mil matrículas. Sobretudo, em cursos do segmento de saúde, com destaque para ‘Técnico em Enfermagem’, que contabilizou 929 alunos.
A capacitação de 24 horas-aula, entre atividades teóricas e práticas aconteceu no Centro de Educação em Saúde Abram Szajman do IIEP, nos dias 5, 6 e 7 de junho. O Senac-MT foi representado pela analista de serviços educacionais, Rafaela Silva, supervisiona nas formações em saúde da instituição no estado. Ela é responsável técnica da área de saúde do Centro de Educação Profissional de Barra do Garças, Viviane Andrade.
O presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica que as profissionais tiveram a oportunidade de conhecer a metodologia. Além disso, praticar a construção de cenários para futuramente, atuarem como multiplicadoras deste conhecimento. Ou seja, para todos os instrutores dos cursos do Senac, em especial, enfermagem.
Profissionais da saúde precisam de assertividade em seus atendimentos
“A Simulação Realística é uma metodologia de treinamento inovadora, apoiada por tecnologias de alta complexidade. Por meio de cenários clínicos, replica experiências da vida real e favorece um ambiente de interatividade, permitindo uma experiência prática em ambiente seguro. Para os alunos do Senac, o método de ensino possibilitará assertividade nas práticas profissionais”, assinala Wenceslau Júnior.
A metodologia de simulação realística está alinhada à atual concepção metodológica utilizada pelo Senac, baseada na tríade ação-reflexão-ação. O treinamento prático de habilidades técnicas e comportamentais é importante para garantir a segurança e qualidade no desempenho das equipes de saúde. Observa assim, a analista de serviços educacionais, Rafaela Silva.
“Os profissionais da saúde precisam ter assertividade em seus atendimentos e práticas diárias. A simulação realística possibilita a criação de diversos cenários. Pois são espelhos daquilo que nossos alunos viverão no dia a dia de trabalho. Tanto em hospitais, quanto em prontos atendimentos, clínicas e outras unidades de saúde. Além da capacidade técnica, permite o desenvolvimento de competências como liderança, tomada de decisão, proatividade, entre outras”, finaliza Rafaela.
O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso e tem como presidente José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade filia-se à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), está sob o comando de José Roberto Tadros.