O Senar-MT e o Senai-MT lançam nesta quarta-feira (14) o Programa CapacitAção, a partir das 18h, no Centro de Eventos Fatec Senai
A parceria entre o Senar e Senai-MT está alinhada à Lei da Aprendizagem nº 10.097/2000. Dessa forma, promove a inclusão social e profissional de jovens, preparando-os para o mercado de trabalho. Assim, o programa eleva o padrão de qualificação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor e prevê a capacitação de 1.000 jovens aprendizes no curso de manutenção de máquinas pesadas até 2026.
O programa é destinado a jovens entre 18 e 21 anos, que já concluíram ou estão no 3º ano do Ensino Médio. Portanto, atuarão como jovens aprendizes nas empresas parceiras. O programa de aprendizagem técnica combina aulas teóricas e práticas para qualificar os profissionais ao longo de dois anos.
De acordo com o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, o projeto, vai proporcionar às empresas rurais a oportunidade de capacitar seus aprendizes de forma gratuita. Assim como fortalecer o compromisso das instituições com a responsabilidade social e a formação de novos profissionais.
Por dentro das tendências do mercado
Já o diretor regional do Senai-MT, Carlos Braguini, afirma que preparar profissionais para a agroindústria é colaborar diretamente com o desenvolvimento do estado, uma vez que Mato Grosso se destaca nesse segmento. “A formação desenvolvida para atender a essa demanda fortalece a profissionalização dos talentos em todo o estado. Além de contribuir com as empresas que precisam desses trabalhadores para atender ao setor produtivo”.
Além da divulgação sobre o novo programa, o evento contará com a palestra exclusiva de Tony Ventura, especialista em Inteligência Artificial. Ele apresentará visões valiosas sobre como as novas tecnologias estão revolucionando o mercado de trabalho, especialmente no setor agropecuário.
Essa é uma oportunidade para quem deseja ficar por dentro sobre as tendências do mercado e entender como a CapacitAção pode impactar positivamente no futuro dos jovens na área do Agroindústria. A participação no evento é gratuita e limitada.
Fonte: Ascom Senar