A abertura oficial da 15° edição da Feira Parecis SuperAgro, ocorreu no Parque de Exposições Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis
A Feira Parecis SuperAgro ampliou o espaço para expositores, vitrines tecnológicas e visitantes. Durante a solenidade, o superintendente do Senar-MT, José Luiz Fidelis, disse que a instituição estará sempre presente onde existe capacitação e novas tecnologias por ser o braço educacional do Sistema Famato.
“Estamos trabalhando para oferecer melhorias e reformulação dos cursos ofertados sempre acompanhando as novas tecnologias de produção. Estamos desenvolvendo várias ações para implementar, a partir de julho deste ano, novos cursos para suprir a necessidade de mão de obra do produtor mato-grossense, especialmente com a chegada de outras tecnologias no campo”, explicou Fidelis.
O diretor administrativo e financeiro da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Robson Marques, pontuou o quanto é gratificante participar do evento representando mais de 33 mil produtores rurais por meio do Sistema Famato.
A partir dessas feiras e do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis é possível fortalecer o desenvolvimento do setor produtivo, não apenas na região, mas em todo o estado.
Voltada ao produtor rural, a feira conta com estande do Sistema Famato que inclui Senar-MT, Imea, Agrihub e Sindicatos Rurais. No espaço estão sendo realizados atendimentos consultivos ao produtor e trabalhador rural. No estande ainda terá a Vitrine de Carnes.
O presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e organizador da Parecis SuperAgro, Bruno Giacomet, falou sobre a importância da parceria com o Sistema Famato. Desse modo, ressaltou que a edição deste ano comemora 15 anos. Mas ele também falou da programação de 2024 ter dado voz ao debate acerca da agroindústria e novas soluções de logística.
Estado produziu cerca de 100 milhões de toneladas de grãos entre soja, milho e algodão
No segundo dia Parecis SuperAgro, o superintendente do Imea, Cleiton Gauer, conduziu o painel “Infraestrutura e os Desafios dos grandes Volumes”. Na oportunidade, destacou sobre a logística de desenvolvimento com o olhar para o contexto atual da produção agropecuária de Mato Grosso.
De acordo com ele, em 2023 o estado produziu cerca de 100 milhões de toneladas de grãos entre soja, milho e algodão. A estimativa para os próximos 10 anos é que alcance 140 milhões de toneladas produzidas.
Tendo como proposta o “Futuro da Agricultura”, até o último dia realizarão rodadas de negócios e lançamento de maquinários. Além disso, vitrines tecnológicas de áreas de plantio, estandes expositores e uma série de palestras técnicas.
Os 15 anos da feira homenageou os ex-presidentes do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis. Aliás, estiveram à frente da organização da feira, com a entrega do troféu Armando Brólio.