Reclame Aqui busca melhorar índice de problemas que ficam sem solução em seu site
O site Reclame Aqui, canal independente que se notabilizou por divulgar gratuitamente reclamações de consumidores; anunciou um novo serviço em parceria com a empresa Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada (Cames); uma plataforma de mediação de conflitos entre consumidores e empresas.
Batizado de Leegol, o mecanismo possibilita que as marcas que não conseguiram solucionar suas pendências com clientes registradas no Reclame Aqui (20% ficam sem solução) busquem um acordo online; assim sob a condução de um mediador profissional.
“A mediação cria a oportunidade de as empresas resgatarem a credibilidade com os consumidores; o que então não acontece na Justiça”, diz a diretora de operações do Reclame Aqui, Patricia Cansi.
Como irá funcionar a mediação?
Nesse primeiro momento, somente as empresas poderão buscar consumidores através da ferramenta, mas estes também poderão, futuramente, tomar a iniciativa das negociações. A ideia é que os serviços de mediação, que são pagos pelas empresas e gratuitos para os clientes, evitem que os conflitos cheguem à Justiça onde os processos “são muitas vezes caros e lentos”; diz o site do Leegol.
Dessa forma, daquela parcela dos 800 mil consumidores que buscam mensalmente o Reclame Aqui, as empresas poderão buscar a mediação com os que avaliam suas queixas como não solucionadas. Naturalmente, os consumidores poderão aceitar ou não esses convites; e caso os recusem, a plataforma irá gerar um termo de recusa, que se transforma em prova de que a empresa buscou uma solução.
Se a chamada à negociação for aceita pelo consumidor, os vendedores e prestadores de serviço poderão negociar com diferentes clientes ao mesmo tempo dentro da plataforma; através de bate-papos online que não necessitam ser necessariamente em tempo real. Ou seja, não há necessidade de agendar horários, locais e nem mesmo de encontros frente a frente entre as partes envolvidas.