Filme-concerto da cantora norte-americana Taylor Swift ficará em cartaz por quatro semanas
O filme-concerto “Taylor Swift: The Eras Tour”, da cantora pop norte-americana Taylor Swift, estreou no Brasil nesta sexta-feira (3) e permanecerá em cartaz no país pelas próximas quatro semanas.
Segundo a Trafalgar Releasing, distribuidora da obra, 352 salas de cinema espalhadas pelo Brasil receberão o filme, que mostra o imagens gravadas de shows da turnê.
A obra tem um formato diferenciado em comparação com as outras em cartaz no cinema. Ou seja, mostra gravações da ‘The Eras Tour’, a turnê atual da cantora. Por isso o nome “filme-concerto.
O filme nos EUA
O filme estreou há um mês nos Estados Unidos e sagrou-se em um sucesso de vendas. Isto é. mais de US$ 150 milhões, segundo a plataforma de dados de produções audiovisuais Box Office Mojo, da IMDbPro. Se considerar a venda global de ingressos até agora, o faturamento já ultrapassa os US$ 203 milhões.
De acordo com a distribuidora da obra nos EUA, a AMC Theatres, o filme arrecadou em sua estreia de três dias, US$ 92,8 milhões nos Estados Unidos. Assim, bateu os US$ 99 milhões arrecadados na estreia do filme de Justin Bieber, “Never say never”.
Para Humberto Neiva, coordenador do curso de cinema da faculdade FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado, localizada em São Paulo, o formato de filme-concerto não representa necessariamente uma tendência para o cinema, mas faz parte da estratégia de diversificação de conteúdo.
Apesar de parecido com os DVDs de show, segundo Freitas, o filme-concerto encanta pela magia do cinema. “O grande diferencial está na experiência de assistir a um show na tela grande de cinema, que é algo totalmente único. Exibições que promovem uma oportunidade de experiência coletiva para os fãs ”.
Além disso, para Humberto Neiva, devido ao poder de distribuição em massa das salas de cinema, os filmes-concerto, como o ‘The Eras Tour’, podem representar a oportunidade de quem não conseguiu ingressos vivenciar um pouco do show.