You are currently viewing TCE MT lança programa para fixar metas para gestores públicos
O presidente do TCE-MT conselheiro José Carlos Novelli diz que programa é de longo prazo e voltado para o desenvolvimento das políticas públicas municipais

TCE MT lança programa para fixar metas para gestores públicos

Programa do TCE de MT que visa desenvolvimento das políticas públicas municipais acontece nesta sexta-feira

O Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE – MT lança a partir das 9h desta sexta-feira (25) o Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégico dos Municípios – GPE. Assim, o intuito é atender as 88 cidades do estado que contam com novos gestores empossados em 2020.

De acordo com o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o GPE é um programa de longo prazo e tem foco no desenvolvimento das políticas públicas municipais. Aqui, inclui saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social.

“A partir desse planejamento, os gestores passarão a ter à disposição uma ferramenta com eixos e metas já estabelecidos. É um grande desafio. Mas tenho certeza de que o resultado refletirá em uma administração pública melhor e mais eficiente, foco da minha gestão à frente do TCE-MT”, declarou o presidente.

Evento para o programa do TCE

Desse modo, o evento conta com a parceria da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. A realização, no entanto, acontece no auditório da Escola Superior de Contas, oportunidade em que o programa será apresentado aos prefeitos.

O lançamento do programa é feito em formato híbrido e, dessa maneira, estarão presentes os gestores convidados pela Corte de Contas. A transmissão acontece pelo Canal do TCE-MT no YouTube.

História

A Lei Constitucional nº. 02, de 31 de outubro de 1953, reformou a Constituição do Estado. E criou-se, dessa maneira, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso – TCE-MT.

A instalação do TCE-MT ocorreu então em Ato Solene no Palácio do Governo do Estado no dia 2 de janeiro de 1954. O Governador Fernando Corrêa da Costa nomeou e empossou os membros. À época denominados Juízes de Contas. No dia seguinte, o Presidente Fundador, Juiz Rosário Congro, presidiu a Primeira Sessão Ordinária que elegeu e deu posse a 1ª Mesa Diretora da Instituição.

 

Fonte: Secom TCE-MT