O levantamento identificou cerca de 80 mil vagas em uma pesquisa nos 15 principais portais no Brasil destinados a vagas de empregos e contratações
Em tese, podem existir hoje profissões do futuro que possuem uma baixa demanda. No entanto, com o passar do tempo, poderiam representar uma parte significativa de um determinado setor. Sem sombra de dúvidas, hoje existem trabalhos que muitas pessoas jamais imaginariam na década de 80, por exemplo. Nesse sentido, isso ocorreu em grande parte devido à expansão da internet de forma exponencial na medida em que a tecnologia avança.
Percebe-se, dessa forma, que as profissões do futuro, hoje, são um tema que consegue mexer com o imaginário de profissionais de distintas áreas do conhecimento. Somente no mês de junho, haviam 722 mil vagas de emprego destinadas a profissões do futuro, de acordo com o levantamento.
Em vista disso, uma empresa que trabalha com inteligência de vendas, fez uma pesquisa na qual mapeou as 16 profissões. Entretanto, elas ainda não existiam ou eram procuradas com pouca frequência há pelo menos dois anos.
Nessa perspectiva, o levantamento identificou cerca de 80 mil vagas. Sendo assim, elas são destinadas a cargos que já existem em profissões do futuro nos 15 principais portais no Brasil destinados a vagas de empregos e contratações.
Confira a seguir, as profissões do futuro que se encontram com vagas em aberto atualmente:
- Desenvolvedor back-end – 21.802 vagas;
- Desenvolvedor front-end – 18.680 vagas;
- Engenheiro de software – 12.870 vagas;
- Desenvolvedor full-stack – 8.366 vagas;
- Gestor de mídias sociais – 5.086 vagas;
- Especialista em machine learning – 3.414 vagas;
- Engenheiro de dados – 2.928 vagas;
- Cientista de dados – 2.213 vagas;
- DPO (Data Protection Officer) – 1.366 vagas;
- Analista martech – 194 vagas;
- Especialista em e-commerce – 96 vagas;
- Analista de big data – 63 vagas;
- Especialista em cloud – 34 vagas;
- Pentester – 31 vagas;
- Engenheiro de inovação – 2 vagas;
- Especialista em inteligência artificial – 2 vagas.