O movimento ajuda a dar fim na violência contra a mulher
O município de Várzea Grande aderiu ao Movimento Conecta 21. Assim, estará realizando de 20 de novembro a 10 de dezembro um ciclo de palestras. Além disso, uma troca de experiências na luta em favor da vida e da não violência contra a mulher.
A ação tem por objetivo levar a um número expressivo de mulheres, informações sobre os tipos de violência. Por isso, a Rede de Proteção existente no município atuará para que elas possam buscar ajuda e se libertar desse ciclo de violência.
“O Conecta 21 é um movimento em alusão ao ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Seu objetivo é bastante claro, ou seja, levar informações às pessoas que passam por esta situação de forma efetiva, com propósito de resgate e mudança de vida. Teremos a participação da primeira-dama, Promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat que atua de forma de forma incisiva nesta luta, magistradas, empresárias e vereadoras. Além disso, secretárias municipais e personalidades ligadas a movimento de preservação à vida”, informou a secretária de Assistência Social Ana Cristina Vieira.
Infelizmente, como lembra a gestora, no município de Várzea Grande, houve o registro de vários casos de feminicídio ao longo dos anos. Daí a importância de participar de ações e movimentos que combatam esse tipo de crime praticados contra a mulher. “Durante vinte e um dias, serão realizadas palestras, compartilhamento de informações, trocas de experiencias entre as participantes, além de movimento em favor do empoderamento das mulheres. É, claro, que por meio destas ações, queremos provocar a sociedade a ampliar uma discussão sobre os diversos tipos de violências. Aliás, uma dura realidade que vem sendo considerada pandêmica no mundo’.
O município tem realizado ações de proteção e seguridade
O município não só aderiu ao Movimento Conecta como tem realizado ações de proteção e seguridade das vítimas de violência doméstica e familiar. Bem como das famílias de mulheres que tiveram a vida ceifada por seus companheiros. Recentemente, o prefeito Kalil Baracat sancionou a Lei n° 4.974/2022 a qual promove a garantia de proteção integral e prioritária dos direitos das crianças e adolescentes, no atendimento psicológico e assistencial.
“Além disso, contamos com uma Rede de Proteção atuante e que realiza diversas ações no que tange a assistência e proteção de mulheres e meninas que tem os seus direitos violados. Toda o movimento que assegure a proteção de mulheres é essencial para a diminuição de casos de violência no nosso município. Enfim, a nossa responsabilidade, enquanto gestora é aplicar politicas públicas para o fortalecimento de ações que assegurem a proteção das mulheres, crianças e idosos, que vivenciam ou são vítimas de violência”.