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O UILA é um veículo elétrico impresso em 3D que combina as vantagens de uma bicicleta elétrica com um automóvel ultracompacto

Veículo futurista em 3D é um híbrido de carro com bicicleta elétrica

O UILA é um veículo elétrico impresso em 3D que combina as vantagens de uma bicicleta elétrica com um automóvel ultracompacto

O UILA, um veículo elétrico impresso em 3D que combina uma bike elétrica com um automóvel ultracompacto, promete se firmar como uma alternativa de meio de transporte sustentável no futuro.

A ideia é oferecer uma alternativa para rodar em ambientes urbanos lotados. Para isso, o modelo oferece o mesmo conforto e a conveniência de um carro, incluindo a capacidade de levar carga e mais um passageiro, mantendo a praticidade e agilidade de uma bicicleta elétrica.

O híbrido de e-bike e carro apresentado este mês pela nFrontier, uma startup de mobilidade alemã, mostrou um protótipo totalmente funcional no evento Formnext 2022. Descrito como um novo “dispositivo urbano”, o modelo mede 230 cm de comprimento, 170 cm de altura e 90 cm de largura.

Seu tamanho compacto permite se deslocar tanto em ciclovias como no trânsito, atingindo, segundo a fabricante, até 70 km/h de velocidade máxima.

O UILA pesa 70 kg e pode transportar uma carga útil máxima de 250 kg, algo raro entre as e-bikes. O modelo de quatro rodas vem equipado com propulsão elétrica, volante, marcha à ré e capota (também impressa em 3D).

O veículo é operado por um pedal com cinco modos de assistência, ou seja, o condutor deve sempre pedalar ainda que suavemente para manter o veículo funcionando. Não há um modo de condução totalmente elétrico usando apenas o motor.

Direção autônoma a bordo

A nFrontier diz que o modelo possui uma central multimídia que pode conectada com o smartphone dos usuários. Outro destaque são as funções de direção autônoma. O condutor pode “chamar” a bicicleta utilizando um app dedicado para que ela venha literalmente te buscar, tudo remotamente.

“O UILA não está apenas mudando radicalmente a maneira como nos deslocamos, mas também fornece uma solução de mobilidade verdadeiramente sustentável e revolucionária. Ao mesmo tempo, oferece um conjunto de funções e recursos digitais, superando em muito os padrões atuais da indústria de bicicletas”, disse o CEO da nFrontier, Daniel Buening. “É a nossa resposta a alguns dos desafios mais prementes de nosso tempo, a mudança climática e a atual crise de energia”, acrescentou.

Todavia, do ponto de vista legal, o veículo será considerado uma bicicleta elétrica na Europa. A nFrontier espera lançar a novidade na Alemanha até 2024. No entanto, não anunciaram ainda o seu preço final.

Enquanto a maioria dos carros elétricos (mesmo os compactos) são mais caros, o UILA também seria uma opção mais acessível por usar a impressão 3D, que reduz os custos de produção e prazos de entrega, bem como o desperdício durante as etapas de produção, destaca a startup.

Assim, o nFrontier planeja vendê-lo com velocidade máxima limitada a 25 km/h no Velho Continente. Trata-se de uma regra importante para não depender de mais licenças.