Deputado diz que valor da Bid Pantanal para Várzea Grande dependerá da união da força política
A Câmara de Várzea Grande realizou uma audiência pública nesta segunda (16.10) para discutir o Programa BID Pantanal. A audiência presidida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), explicou que o programa visa destinar cerca de US$ 1 bilhão a 12 municípios pantaneiros no Estado de Mato Grosso. No entanto, o valor alocado para Várzea Grande dependerá da qualidade dos projetos e do da união da força politica do município.
O deputado afirmou: “A quantia destinada à Várzea Grande dependerá da qualidade dos projetos e do apoio político da cidade. A união dos esforços da Câmara Municipal, dos deputados estaduais com domicílio eleitoral na região, dos deputados federais e do senador Jayme será crucial na decisão do Ministério.”
Santos ressaltou que o programa abrange quatro eixos:
- renda (voltado para apicultura, agricultura, pecuária, bem como turismo);
- saneamento (com ênfase em projetos de saneamento básico, drenagem e resíduos sólidos);
- educação (envolvendo educação ecológica nas escolas e construção de escolas)
- infraestrutura (focando na recuperação de pontes, estradas vicinais, bem como pavimentação asfáltica).
O presidente da Câmara de Várzea Grande, vereador Pedro Paulo Tolares, Pedrinho (União), destacou a necessidade do município se beneficiar do programa. Principalmente no aspecto de saneamento básico. Ele afirmou: “Entendo que Várzea Grande também precisa ser contemplada com este programa, tendo em vista nossa deficiência no atendimento de água e esgoto. Por isso, estamos lutando com recursos próprios e uma pequena parcela. Precisamos do investimento para melhor atender nossa sociedade várzea-grandense.”
Vale ressaltar que o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Jean Lucas Teixeira, informou que Várzea Grande já apresentou nove projetos em conjunto com a Secretaria de Assuntos Estratégicos ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). De acordo com Jean Teixeira, a expectativa é alocar R$ 73.530 milhões para a agricultura familiar em Várzea Grande.