O WhatsApp GB é uma versão não oficial e ilegal do aplicativo de mensagens
Sendo uma espécie de clone da versão oficial, o WhatsApp GB está na mira da Meta, que está banindo temporariamente os usuários que baixaram o aplicativo. Se a pessoa persistir na utilização do programa paralelo, poderá ter o número bloqueado e ser excluído do mensageiro de verdade.
O assunto é um dos mais comentados no Twitter, e ganhou repercussão após a proprietária do Facebook iniciar uma devassa para eliminar a concorrência do clone, que tem respostas automáticas, temas personalizados, filtros de mensagens e função “não perturbe”.
Como o WhatsApp GB funciona
A versão paralela do aplicativo da Meta se conecta a uma conta do WhatsApp e está disponível para smartphones que têm o sistema operacional Android.
No entanto, ele se baixa fora da Play Store, a loja oficial de aplicativos do Google. Por isso, trata-se de um risco de segurança, fazendo com que cibercriminosos acessem os dados pessoais dos usuários. O WhatsApp GB é uma versão modificada do WhatsApp, desenvolvido por terceiros, ou seja, violando os termos de serviço da empresa dona da marca.
Segundo comunicado oficial da Meta, os únicos aplicativos oficiais são o WhatsApp Messenger e o WhatsApp Business; assim, eles estão disponíveis na Play Store e App Store, podendo inclusive ser acessados então na versão web.
Ao baixar a versão paralela, os usuários correm um sério risco de terem suas contas clonadas, inclusive podendo ter as conversas identificadas por terceiros. Outro aspecto é que esse aplicativo só fica disponível para baixar em softwares ou sites que não são confiáveis, ou seja, trata-se de uma porta aberta para a ação de hackers.
Já na loja oficial há um sistema de checagem sobre a segurança do aplicativo, nesse caso, sendo assim um aliado dos usuários.