Hoje sabemos quais alimentos são melhores para uma dieta de controle glicêmico
Quando você tem pré-diabetes ou diabetes, um plano de refeições saudáveis para diabetes é a chave para controlar o açúcar no sangue. Às vezes pode ser difícil saber quais alimentos e bebidas são boas escolhas. Mas essas 5 opções podem ajudar a manter o índice sob controle.
Veja abaixo algumas boas opções:
Aveia
A aveia não é boa apenas para o coração. Pode ajudar a controlar o açúcar no sangue também. Isso graças a um tipo de fibra chamada de beta-glucana. Encontrada principalmente no farelo da aveia. Pois tem efeito sobre a degradação do amido e sobre o carboidrato disponível e consequentemente, sobre o índice glicêmico dos alimentos ingeridos.
È importante saber que, embora a aveia seja uma ótima escolha, a instantânea e altamente processada tende a ter um índice glicêmico mais alto. Portanto, não é uma escolha tão boa.
Sementes de Chia
Você deve ter ouvido que perder ou controlar o peso é uma das melhores coisas que você pode fazer para melhorar o açúcar no sangue. Entretanto, as sementes de chia podem ajudar nisso.
Em um estudo, pessoas com diabetes adicionaram cerca de 30 gramas de sementes de chia por 1.000 calorias por dia a uma dieta controlada por calorias. Isso tudo, por seis meses, quando perderam quatro quilos e medidas da cinturas. Além disso, elas são repletas de fibras. Pois essas sementes também contêm proteínas e fornecem 18% da ingestão diária recomendada de cálcio.
Um estudo recente, publicado na revista Current Developments in Nutrition, descobriu que o suco de romã consegue reduzir os níveis de açúcar no sangue em cerca de 15 minutos. Uma das razões potentes do suco de romã que poderia explicar esse benefício é o alto teor de antioxidantes da fruta.
As romãs são ricas em antocianinas – pigmentos que dão ao suco sua cor profunda característica e contêm antioxidantes. Uma das teorias é que os antioxidantes são capazes de se ligar ao açúcar e evitar um grande efeito nos níveis de insulina.
Feijão
O feijão é um alimento de baixo índice glicêmico. Isso significa que seus carboidratos são liberados gradualmente, portanto, é menos provável que causem picos de açúcar no sangue. Eles são tão benéficos que um estudo descobriu que comer uma xícara diária de feijão por três meses como parte de uma dieta de baixo índice glicêmico reduziu a medição de hemoglobina glicada (HbA1c) em meio ponto percentual.
Abacate
O abacate também é outro aliado de quem tem diabetes. Um estudo do NCBI (o Centro Nacional para a Informação Biotecnológica ou o Centro Nacional de Informação sobre Biotecnologia), investigou o efeito anti-hiperglicêmico do abacate em ratos. E observou assim, que os animais, que haviam sido induzidos ao estado de hiperglicemia e aumento do peso corporal, recuperaram os valores normais após uma dieta com a fruta.
Apesar de ser um alimento benéfico para esta patologia, pessoas que também têm sobrepeso devem moderar o consumo. O diabetes tipo II está associado à obesidade, e como o abacate é muito gorduroso, é necessário limitar o consumo.