Você está visualizando atualmente COLÁGENO: Benefício da proteína vai além da pele
O colágeno é uma proteína que melhora a elasticidade de tendões, cartilagens e pele e possui cadeias polipeptídicas de aminoácidos

COLÁGENO: Benefício da proteína vai além da pele

Proteína do colágeno está presente em gelatinas e em várias fontes proteicas

O colágeno possui diversas funções importantes no organismo humano, sendo a principal, auxiliar na manutenção da saúde da pele. É uma proteína naturalmente produzida pelo nosso corpo e responsável por grande parte das propriedades físicas e da nossa estrutura corporal.

O colágeno é uma proteína que melhora a elasticidade de tendões, cartilagens e pele. Possui cadeias polipeptídicas de aminoácidos como lisina, prolina, hidroxiprolina, entre outros. Aliás, quanto a reposição no organismo para homens e mulheres, ainda é alvo de estudos.

Atualmente é utilizado como nutriente funcional para melhora da textura da pele e articulações, e alguns trabalhos mostram algum efeito positivo. Como explica Patrícia Campos Ferraz, nutricionista, mestre em Ciência dos Alimentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP.

De acordo com Patrícia, por volta dos 50 anos, o colágeno deixa de ser produzido ou acontece uma grande redução de sua produção no corpo. O que torna a pele madura, com menos hidratação e mais rugas.

A nutricionista destaca que a proteína, “de acordo com pesquisas, pode ter um efeito pequeno, na questão da hidratação, diminuição de rugas e também na melhora da mobilidade das articulações. Conforme destaca a profissional, os suplementos de colágeno que possuem esse efeito, documentados em artigos científicos, sempre estão associados à vitamina C, que entra também na síntese do colágeno, um nutriente importante, e ao silício, que é um mineral bastante importante.

Suplementos orais

“Os efeitos positivos descritos com suplementação de colágeno são muito variáveis”, comenta Patrícia. A proteína do colágeno está muito presente na nossa alimentação através de gelatina ou de várias fontes proteicas. “As pessoas comem proteína em grande quantidade. Assim, os aminoácidos de todas as proteínas teoricamente também podem servir para aumentar ou propiciar a síntese”. A reposição deve ter o acompanhamento de um profissional de saúde.