O projeto Outubro rosa tem a parceria do Hospital Municipal de Cuiabá e o Centro de Especialidades Médicas
A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal da Mulher, e o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), iniciou o planejamento das atividades do Outubro Rosa. A princípio, no pátio do complexo de saúde HMC, atenderá até 100 mulheres por dia para a realização de exames preventivos ao câncer de mama.
Mas a iniciativa tem o intuito de mobilizar as mulheres para prevenção e também oferecer a estrutura para tal com atendimento médico, informação especializada e direcionamento.
“Nós temos muitas mulheres que não tem o conhecimento sobre a prevenção, não realizam os exames de rotina, muitas vezes por falta de condição financeira. Então a ideia é humanizar esse trabalho, abraçar as nossas mulheres e mostrar que a prevenção pode salvar vidas”, frisou Cely.
A falta de informação ainda carece, sobretudo, da importância e a melhor forma de diagnóstico precoce, que pode significar até 95% de chance de cura.
A ação ainda conta com a parceria do Centro de Especialidades Médicas (CEM), e contará com uma estrutura em tenda de 20 x 40 metros, com consultórios montados em Octanorm (montagem octogonal dos stands), ambiente climatizado e toda equipe médica necessária.
“A saúde da mulher tem sido um dos pilares da nossa secretaria. Sempre estamos buscando parcerias para oferecer estrutura e atendimento especializado às mulheres. No Outubro Rosa não será diferente e vamos trabalhar firme em cima da prevenção”, destacou a secretária que sai de licença e retorna próxima segunda-feira (03).
Outubro Rosa, movimento internacional de conscientização para controle de câncer de mama, abre espaço para compartilhar informações e promover conscientização sobre a doença. Além de enfrentar o tema com transparência, assim como desmistificar tabus sobre o câncer de mama. Ou seja, um dos objetivos principais do Outubro Rosa entre a população feminina.