Você está visualizando atualmente As 10 melhores adaptações de Edgar Allan Poe para o cinema
Conheça os melhores filmes baseados nas obras de Edgar Allan Poe, escritor que influenciou muitos outros autores e cineastas!

As 10 melhores adaptações de Edgar Allan Poe para o cinema

Edgar Allan Poe é um dos escritores mais influentes da literatura mundial. Autor e poeta estadunidense, ele é um dos mais célebres nomes do então romantismo sombrio. Suas narrativas sombrias, macabras e psicologicamente intensas, exercem um fascínio não só na literatura, mas também se estendem a outras artes, como o cinema.

A obra de Poe, portanto, já ganhou diversas adaptações em longas-metragens desde os primórdios da sétima arte. Inspirando-se nisso, listamos as 10 melhores adaptações do autor para o cinema. Em seguida, confira quais são.

  • A Queda da Casa de Usher (1928)
  • The Black Cat (1934)
  • Obsessão Macabra (1962)
  • A Orgia da Morte (1964)
  • O Túmulo Sinistro (1964)
  • No Quarto Escuro de Satã (1972)
  • Histórias Extraordinárias (1968)
  • Gato Negro (1981)
  • Dois Olhos Satânicos (1990)
  • O Poço e o Pêndulo (1991)

A Queda da Casa de Usher (1928)

Sob a direção do renomado cineasta, crítico literário e escritor Jean Epstein, “A Queda da Casa de Usher” é uma adaptação do famoso conto gótico de mesmo nome de Edgar Allan Poe.

Esse filme de terror mudo é um dos mais conceituados entre as várias versões cinematográficas do conto. Aliás, Epstein colaborou no roteiro com ninguém menos que Luis Buñuel.

The Black Cat (1934)

Filme de terror baseado no conto homônimo de Poe, foi um dos maiores sucessos da Universal Pictures na época de seu lançamento. O filme é estrelado por Boris Karloff e Béla Lugosi, dois ícones do cinema de terror americano. A direção, contanto, fica a cargo de Edgar G. Ulmer, um cineasta conhecido por seu cultuado noir de baixo orçamento, “Detour”.

Obsessão Macabra (1962)

Na década de 1960, a produtora American International Pictures (AIP) lançou uma série de filmes dirigidos por Roger Corman, baseados nas obras de Edgar Allan Poe. Esse período é conhecido como o “Ciclo de Poe”.

A Orgia da Morte (1964)

Sétimo filme do “Ciclo de Poe” dirigido por Roger Corman, baseado no conto “The Masque of the Red Death”. Este longa é estrelado pelo ilustre Vincent Price que, assim, desempenhou papéis principais em vários filmes dessa série de adaptações. Além disso, o filme incorpora elementos de outra história de Poe, “Hop-Frog”.

O Túmulo Sinistro (1964)

Oitavo e derradeiro filme do “Ciclo de Poe”, “O Túmulo Sinistro” é um filme de terror adaptado do conto “Ligeia” e traz Vincent Price e Elizabeth Shepherd nos papéis principais.