Comer é a maneira que o corpo tem para se aquecer
Fora o frio, outro ponto que nos pega de jeito no inverno é o aumento de apetite. Sim, não é impressão, dias mais gelados são os períodos em que mais podemos sentir fome.
É, esfriou bastante, e a grande maioria das pessoas não aguenta mais as temperaturas baixíssimas desta primeira semana de setembro. Algo muito incomum para a época, embora ainda seja inverno.
Na verdade, isso não é segredo para ninguém, e muitos já conhecem o motivo; comer é a maneira que o corpo tem para se aquecer. Portanto, se você estiver exposto a um clima mais frio, sua temperatura central irá cair. Desencadeando assim, o mecanismo do apetite.
Porém, isso não significa necessariamente que você precisa de mais comida. E mais, há ainda diferenças entre a fome e só a vontade de comer. Segundo o professor Dr. Guilherme Renke, endocrinologista e médico do esporte, sentir frio desencadeia um modo de autopreservação. E isso envia ao corpo uma mensagem para se aquecer rapidamente. Essa mensagem é muitas vezes representada como um desejo por alimentos ricos em açúcares e amidos, pois eles fornecem o impulso instantâneo de “calor” que seu corpo precisa no momento.
Assim, é comum aquela vontade de comer algo específico. Como por exemplo uma sopa ou macarrão que são alimentos ricos em calorias e carboidratos. Dessa maneira, nos sentimos mais quentinhos e ‘aconchegantes’.
Opções saudáveis de alimentação no inverno
No mesmo nível em que o inverno pode ser o cenário ideal para ganhar peso, ele também pode ser o melhor para perder. “O inverno é a melhor época para emagrecer. Ou seja, o corpo gasta bastante calorias para equilibrar a temperatura corporal, e isso consome gordura.” A verdade é que se soubermos controlar a alimentação, o frio será um aliado no emagrecimento.
Uma nutricionista e especialista em nutrição esportiva e funcional fala sobre certos tipos de alimentos. Se alimentar de caldos e sopas com bastante legumes, por exemplo e sempre adicionando uma fonte de proteína. Isso pode ser uma opção mais saudável. Uma outra dica é salpicar na sopa sementes e grãos como chia ou semente de abóbora, são ótimas fontes de gordura, dando mais saciedade.
Outra opção é o consumo de frutas aquecidas no forno, como maçã, banana ou pêra com canela, além de shakes com leite vegetal. Eles funcionam como “comfort food”, alimento que fornece um valor nostálgico ou sentimental. Vale lembrar que a canela é termogênica, o que colabora ainda mais para a queima de gordura. Opte também por mais folhas refogadas em vez de saladas cruas, mas procure não usar molhos gordurosos.
Os chás também são uma ótima pedida para ajudar a controlar o apetite, já que nos ajuda no consumo de líquidos. No caso dos doces, a dica é apostar em cappuccinos proteicos: 150ml de leite vegetal + canela + 1 dose de café + ½ dose de whey protein de chocolate. Enfim, fica a dica para deixar esses dias frios mais quentinhos e nutritivos.