Os 70 anos do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) foram celebrados nesta terça-feira (31) com novo Plano Estratégico
Para além do balanço, o presidente da instituição, conselheiro José Carlos Novelli, lançou o Plano Estratégico de Longo Prazo (2022-2027), reforçando a nova visão institucional do órgão, que seguirá caminhando de mãos dadas com o gestor público.
Ao lado dos conselheiros Antonio Joaquim, Valter Albano, Waldir Júlio Teis, Gonçalo Domingos de Campos Neto, Sérgio Ricardo e Guilherme Antonio Maluf, o presidente também entregou a Medalha de Mérito do Controle Externo – Engenheiro José de Paula Ramos,anunciou os vencedores da 6ª edição do concurso TCE/Bis – Boas Ideias e Soluções e apresentou a nova versão do Diário Oficial de Contas (DOC).
Ao falar sobre o Plano Estratégico de Longo Prazo, o vice-presidente do TCE-MT, conselheiro Valter Albano, avaliou a força institucional conferida por este instrumento.
Durante a reunião ampliada, lançaram ainda o Manual de Elaboração para Documentos Oficiais do órgão de controle externo. Aliás, teve sua primeira edição criada em 2013, por ocasião dos 60 anos do TCE-MT. Agora, a nova versão contou com a supervisão do conselheiro Waldir Júlio Teis
Plano Estratégico
Sobre as metas alcançadas no biênio, destaca-se um ocumentário exibido na ocasião, os ganhos em produtividade, obtidos a partir da reformulação das Secretarias de Controle Externo (Secex). Já no primeiro ano da gestão, o estoque de 6.756 processos remanescente do modelo anterior caiu para 660. Agora, o saldo de processos antigos está zerado. Não há processos com mais de um ano tramitando na área técnica.
Outra medida passou a permitir a apreciação de todos os tipos de processo com a segurança, transparência e garantia da ampla defesa. De janeiro a setembro de 2023, mais de 5 mil processos julgados na modalidade virtual. O que possibilitou, portanto, o aprofundamento dos debates nos processos apreciados nas sessões presenciais.
Todavia o objetivo principal é elevar a administração pública do estado ao patamar de referência nacional pela qualidade dos serviços. O Tribunal desenvolveu em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE). Sendo assim, a união resultou na certificação de mais de 200 alunos matriculados em MBA e na entrega de Mapas Estratégicos a 106 municípios