As mulheres sempre tiveram papel de destaque na MPB
“Para ver as meninas”, canção de Paulinho da Viola, nomeia espetáculo com canções eternizadas por Carmem Miranda, Elza Soares, Maria Bethânia, Elis Regina e tantas outras.
As mulheres sempre tiveram um papel de destaque na música popular brasileira. Inicialmente como musa inspiradora e, desde meados do século passado, como protagonistas, ora como intérpretes eternizadas por sua produção, ora como compositoras. E para homenagear todas elas, cinco cantoras de Cuiabá vão apresentar o show “Para ver as meninas”, nesta sexta-feira (2), no Trigória Restaurante, a partir das 20h. Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 35,00.
De profissões diferentes, Fátima Campos, Josita Priante, Marta Neder, Martha Baptista e Sandra Regina têm em comum o amor pela música. Cultivado principalmente nas rodas de samba do bar Choros & Serestas, o saudoso Chorinho.
De acordo com Fátima, idealizadora do projeto, a ideia inicial de interpretar canções com nomes de mulheres era uma proposta do médico e amigo José Rondon, recentemente falecido. Sendo assim, a essa proposta foram acrescentadas composições que se tornaram célebres nas vozes de algumas das maiores intérpretes da música brasileira. Como por exemplo, de Carmem Miranda, Elza Soares, Maria Bethânia e Elis Regina. Bem como, de Alcione, Clara Nunes, Gal Costa e Beth Carvalho, entre outras.
O show inclui uma homenagem à Rita Lee
As cinco cantoras tiveram até dificuldade para selecionar as canções de um vasto repertório reunido por cada uma ao longo da vida. Porém a sugestão do título do show “Para ver as meninas”, feita por Sandra Regina, foi aceita de imediato. E é essa canção, de autoria de Paulinho da Viola, que abre a apresentação.
A lista das musas tem Marina, Amélia, Rita, Doralice, Isaura, Madalena, Irene, Maria Helena e outras tantas Marias. Pois integram um painel rico sobre os diferentes papeis representados pela mulher no cenário da música popular no Brasil. O show da sexta-feira (2) inclui uma homenagem à compositora e cantora Rita Lee, que partiu no último dia 8.
O repertório recorda ainda alguns dos sambas que embalavam os frequentadores do Chorinho. Tudo isso só poderia acontecer sob o comando de Antônio Marinho Fortaleza de Souza no violão sete cordas. E ainda mais, ele se apresentará acompanhado de Andrea Rosa no cavaquinho e de Bruno e João Victor na percussão.
Ingressos antecipados, com Benny Costa pelo telefone (65) 98453-9727 (WhatsApp).
Serviço
Show “Para ver as meninas”
Data: Sexta-feira (2), às 20h
Local: Trigória Restaurante (Avenida Haiti, nº 468, Jardim das Américas)
Ingressos: R$ 35,00 / antecipados com Benny Costa pelo telefone (65) 98453-9727 (WhatsApp)