O programa de Equoterapia tem como objetivo apoiar financeiramente
Encerrou o 3º Curso Básico de Equoterapia para profissionais parceiros do Programa ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT). O treinamento, com carga horária de 40 horas, aconteceu nas instalações do Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro, em Cuiabá. Ele foi ministrado pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande) e teve parceria do Sindicato Rural de Cuiabá, Sociedade Hípica Cuiabana e Polícia Militar do Estado de Mato Grosso.
Ao todo, se reuniram 33 profissionais de centros de equoterapia parceiros da instituição e sete analistas de regionais que supervisionam o programa no interior do estado. O objetivo foi aprimorar as técnicas para melhor atender os praticantes e ampliar o conhecimento da área para melhor supervisionar o trabalho desenvolvido.
O Senar-MT contribui conforme análise da execução mensal do programa. Além disso, fornece um kit para novos parceiros
No Senar-MT, o programa de Equoterapia tem como objetivo apoiar financeiramente, instituições consolidadas que executam atendimentos gratuitos para a população carente. O Senar-MT contribui conforme análise da execução mensal do programa. Além disso, fornece um kit de equoterapia para novos parceiros composto de seis mantas, três selas australiana e seis capacetes hípicos e a capacitação para os parceiros.
A equoterapia é para pessoas com disfunção motora, cognitiva, sensorial e/ou psicológica. Não como terapia substitutiva, mas como um recurso que tem o objetivo de potencializar o processo de reabilitação e habilitação. Assim, em 2021, o Senar-MT e parceiros realizaram 13.740 mil atendimentos, beneficiando 647 praticantes em todo o estado.
Sobre a ANDE
A Associação Nacional de Equoterapia, cuja sigla oficial é ANDE-BRASIL, foi fundada em 10 de maio de 1989 e é uma entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico. Tendo sede em Brasília – DF, atua em todo o Território Nacional.
Fonte: Senar-MT