Você está visualizando atualmente Projeto Ônibus Lilás terá ações direcionadas às mulheres
O projeto do Ônibus Lilás é muito importante, pois promove políticas públicas e ações voltadas aos direitos das mulheres

Projeto Ônibus Lilás terá ações direcionadas às mulheres

É uma idealização da primeira-dama Virginia Mendes

O mutirão de cidadania, do projeto Ônibus Lilás, começa no dia 1º e vai até o dia 31 de março. Desse modo, o Governo do Estado, preparou uma agenda exclusiva para as mulheres em situação de vulnerabilidade social na Capital. E ainda mais para os municípios da Baixada Cuiabana, sob a coordenação da secretaria adjunta de Direitos Humanos da Setasc.

A secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho, anunciou que as ações fazem parte de um grande mutirão de cidadania com a entrega de diversos serviços. Bem como de homenagens alusivas à data do Dia Internacional da Mulher, celebrado anualmente no dia 8 de março. Com uma programação completa que será executada ao longo de todo o mês, as atividades envolvem, contudo, todas as secretarias adjuntas da pasta.

“Todos os detalhes desta programação foram idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes. O mês de março está repleto de ações direcionadas às mulheres e estamos ansiosos para dar início às atividades”, disse a secretária interina Grasielle Bugalho.

A ação promove políticas públicas e é voltada aos direitos das mulheres

O projeto Ônibus Lilás foi idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, que também é madrinha do projeto. A sua programação prevê, ações de cidadania  além disso, um mutirão de recadastramento de famílias no Cadastro Único.

O objetivo é atualizar dados e fornecer as orientações para as famílias que possam estar fora do cadastro. A pasta preparou ainda mais homenagens às mulheres que fazem refeição no Restaurante Prato Popular, no dia 8 de março, a partir das 10 horas. Bem como, para as mulheres em situação de rua em Cuiabá, a partir das 18 horas, durante a distribuição de marmitex.

“O projeto do Ônibus Lilás é muito importante. Porque o propósito desta ação é promover políticas públicas e ações voltadas aos direitos das mulheres. Nós precisamos intensificar essas ações, para além de garantir a segurança. Como por exemplo, encorajar as mulheres que vivem em situação de violência doméstica”, explicou a primeira-dama Virginia Mendes.

Prevenção à violência doméstica

O mutirão de cidadania com a equipe técnica multiprofissional do projeto Ônibus Lilás começará no dia 1º e vai até o dia 31 de março. A programação prevê atividades de roda de conversa e palestras voltadas para a prevenção e o combate à violência doméstica.

No dia 1º de março, o mutirão de cidadania será no município de Santo Antônio de Leverger. No dia 3 (sexta) a equipe de Direitos Humanos atenderá as mulheres no município de Barão de Melgaço. Em Cuiabá, entretanto, o mutirão do projeto Ônibus Lilás será no dia 8, com as comunidades do Distrito da Guia. No dia 10 no Distrito do Coxipó do Ouro, com a promoção de roda de conversa e palestras sobre os direitos da mulher.

Já no dia 20 de março o serviço será realizado no município de Acorizal e no dia 22, em Jangada. Porém, no dia 23, em Rosário Oeste, no dia 24, em Nobres. no dia 27, no município de Nossa Senhora do Livramento e no dia 29, em Poconé. Por último, no dia 31 a equipe estará em Chapada dos Guimarães.

De acordo com o secretário adjunto de Direitos Humanos, Kenedy Dias, a previsão é de atender nesse grande mutirão mais de 1.500 mulheres em situação de vulnerabilidade social. Aliás, a programação conta com a parceria dos municípios, por meio dos seus profissionais da pasta de Assistência Social municipal.

A equipe de profissionais do projeto Ônibus Lilás realizou de 2019 a 2022 mais de 10 mil atendimentos. Dessa forma, atendeu cerca de 50 municípios contemplados no período.