No momento, você está visualizando SAÚDE: 3 exercícios de pouco esforço, mas com ótimos resultados
As rotinas de exercícios foram realizadas duas vezes por semana, durante cinco semanas, com três séries de dez repetições cada

SAÚDE: 3 exercícios de pouco esforço, mas com ótimos resultados

Cientistas estudaram exercícios com halteres e descobriram técnicas importantes

Que nosso corpo é muito suscetível a exercícios físicos, nós já sabemos. Mas os estudos mostram que saber as atividades certas a se fazer pode gerar mais resultados com menos esforço. Parece bom demais para ser verdade, não é? Mas acredite, é a realidade!

Uma pesquisa publicada no European Journal of Applied Physiology, analisou três tipos de exercícios diferentes com halteres e uma maneira certa de fazê-los. Desse modo, conseguiram comprovar que tanto o tempo foi otimizado quanto os resultados foram surpreendentemente bons.

Conhecendo os três exercícios focados em bons resultados

São eles:

  • concêntrico: consiste em levantamento de pesos e encurtamento do músculo;
  • excêntrico: consiste na redução de pesos e alongamento do músculo;
  • concêntrico e excêntrico juntos: levantando e abaixando alternadamente.

Os estudiosos, entretanto, chegaram à conclusão de que todos melhoram a força concêntrica. Mas que apenas os excêntricos e concêntricos-excêntricos melhoraram a força de abaixamento e a isometria.

Nos testes, grupos fizeram exercícios de levantamento e abaixamento. Porém, ambos tiveram quase os mesmos resultados do grupo que fez apenas os de abaixamento – ou metade das repetições.

“Esse último estudo mostra que podemos ser muito mais eficientes no tempo que passamos nos exercitando. E ainda mais, ver resultados significativos ao focar nas contrações musculares excêntricas”, disse Ken Nosaka, cientista do estudo.

Além disso, o teste e os resultados tiveram como base quatro grupos de pessoas. Sendo assim, quatorze pessoas fazendo exercícios concêntricos. E quatorze pessoas fazendo excêntricos. Ainda mais quatorze pessoas fazendo concêntricos-excêntricos. E por último, um grupo de controle de onze pessoas sem nenhum exercício.

As rotinas de exercícios foram realizadas duas vezes por semana. Durante cinco semanas, com três séries de dez repetições cada. Ou seja, concluiu-se que as ações musculares excêntricas alcançaram os mesmos resultados que os exercícios concêntrico-excêntricos. Embora a técnica leve metade do tempo.

Com base nos resultados, os pesquisadores sugerem usar as duas mãos para levantar os pesos na posição antes de mudar para uma mão para ações excêntricas (descidas). Sobretudo, em exercícios como rosca, bíceps e extensões aéreas.