Você está visualizando atualmente Três atividades para acalmar os sintomas da depressão
Especialista ressalta que a depressão pode ser controlada inclusive por meio de terapia. Cada pessoa pode encontrar o tipo mais confortável

Três atividades para acalmar os sintomas da depressão

Além da terapia, algumas atividades minimizam a depressão

A depressão é uma doença comum em todo o mundo e se estima que afeta 3,8% da população. Aproximadamente 280 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, segundo informações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Quais são os sintomas da depressão

Os sintomas são vários, explica Guillermo Bruschtein, psicanalista e psiquiatra. Ele é membro da Associação Psicanalítica Argentina, bem como da Associação Argentina de Psiquiatras.

Entre os sintomas, Bruschtein cita mudanças de atitudes, hábitos ou comportamentos; perda de interesse e entusiasmo; sensação de fracasso e irritabilidade.

De acordo com a OMS, durante um episódio depressivo, a pessoa experimenta um humor deprimido (tristeza, irritabilidade, sensação de vazio). Ou então, a perda de prazer ou interesse pelas atividades, acontece na maior parte do tempo, quase diariamente, ou duas semanas, pelo menos.

Outros sintomas listados pela organização mundial são a dificuldade de concentração, sentimentos de culpa excessiva ou a baixa auto-estima. Além da falta de esperança no futuro, de distúrbios do sono, alterações no apetite ou no peso, incluindo uma sensação de cansaço ou falta de energia.

Atividades para acalmar os sintomas da depressão

Bruschtein ressalta que a depressão pode ser controlada por meio de terapia e que cada pessoa pode encontrar o tipo que é mais confortável. Da mesma forma, existem algumas atividades que podem contribuir para acalmar os sintomas da depressão e que se complementam ao acompanhamento profissional.

1. Exercício físico pode contribuir para acalmar os sintomas da depressão

A prática de atividade física pode ser útil para reduzir sintomas depressivos em crianças e adolescentes, sugere o artigo “Intervenções de atividade física para aliviar sintomas depressivos em crianças e adolescentes. Uma revisão sistemática e metanálise”, publicado na revista Jama Pediatrics, publicação mensal da Associação Médica dos Estados Unidos, em 3 de janeiro de 2023.

2. Pode haver redução dos sintomas de depressão com passeios pela natureza

O artigo intitulado “Uma revisão sistemática e uma meta-análise do passeio pela natureza como intervenção para ansiedade e depressão”, publicado em 2022 pela revista Journal of Clinical Medicine, na Suíça, concluiu que caminhar na natureza melhora a saúde mental de forma efetiva. Ou seja, tem impacto positivo na depressão e na ansiedade.

Por sua vez, o estudo revela que “apesar da ausência de estudos adequados que realizem acompanhamentos para ajudar a determinar os efeitos a longo prazo, foi relatado um efeito positivo da caminhada em áreas verdes por até três meses”.

3. Realizar atividades em grupo também pode ter efeitos positivos em pacientes com depressão

Bruschtein sugere que as atividades que ajudam as pessoas a se socializar podem ter efeitos positivos. O psiquiatra cita, por exemplo, atividades comunitárias, música, oficinas literárias, pintura e também oportunidades de trabalho voluntário.