Você está visualizando atualmente SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Teatro, palestras, plantio de árvores 
Por meio de brincadeiras lúdicas fica muito mais fácil ensinar as crianças a importância de preservar o meio ambiente

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: Teatro, palestras, plantio de árvores 

O evento acontece na sede do Fórum da Comarca de Rondonópolis

A Semana Municipal do Meio Ambiente será aberta oficialmente na segunda-feira (5), com ações voltadas às crianças em idade escolar e também aos adultos em várias regiões da cidade. A programação seguirá, no entanto, até o dia 12 e será realizada através de uma grande parceria, entre o Poder Judiciário e o Juizado Volante Ambiental (Juvam). Bem como, entre a Prefeitura de Rondonópolis e o Serviço Ambiental de Rondonópolis Terezinha Silva de Souza (Sanear) e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

Um dos destaques será o Workshop Reciclagem Criativa, pois vai apresentar trabalhos produzidos com materiais recicláveis. Ou seja,  por alunos de escolas públicas (EMEF Alcides, EMEB Padro Noli, EMEB Balbino, EMEI Mãe Margarida e EMEI Elaine). O evento acontece nesta segunda (5), na sede do Fórum da Comarca, das 14 às 16 horas, com entrada franca.

“Este workshop faz parte das atividades previstas no projeto Gincana Amigos do Meio Ambiente. As crianças nos surpreenderam com a apresentação de muitos trabalhos interessantes, que vão desde maquetes ecológicas à criação de brinquedos com recicláveis. Quem tiver a oportunidade venha prestigiar essa memorável exposição”, destacou a Gestora Administrativa do Juvam, Márcia Meloto.

Educação ambiental para as crianças

A programação prevê ainda mais oficinas em escolas, com exposição de animais silvestres taxidermizados. Bem como, com jogos interativos e gincanas de coletas de materiais recicláveis, com apresentação de teatro de fantoches. Desse modo, utilizarão mensagens alusivas à preservação ambiental.

A juíza Milene Aparecida Beltramini, explica que o meio ambiente representa a sobrevivência do planeta e dos recursos necessários à existência da vida. “As pessoas precisam se motivar à essa preservação e saber a razão real do porquê preservar o planeta. Assim como os elementos que compõe a natureza – a água, o solo, as árvores, os animais e todo o ecossistema”, disse ela.

“A educação ambiental leva para as crianças exatamente isso. Esta é a razão pela qual o Juvam tem se esforçado em promover essa discussão durante todo o ano letivo. Contando, claro, com a ajuda das escolas que abrem as portas para nos receber. Por meio dessas brincadeiras lúdicas fica muito mais fácil ensinar as crianças a importância de preservar a vida no planeta. E assim, preservar o meio ambiente para a presente e as também as futuras gerações”, disse a magistrada.

Ações simples no dia-a-dia podem fazer a diferença

Além das atividades dentro das escolas, a Semana do Meio Ambiente prevê a participação de estudantes em ações externas. Sempre com a monitoria dos professores e representantes da organização do evento.

Na terça-feira (06) haverá plantio de mudas no córrego Queixada com alunos da EMEB Mário de Andrade. No dia seguinte, na quarta (7) os alunos da EMEB Professor Carlos Pereira Barbosa farão um mutirão de limpeza. E, também um plantio de árvores na praça do Jardim Europa, no período da tarde, haverá um mutirão verde no Parque dos Lírios. Sobretudo, com alunos da EMEF Alcides Pereira dos Santos.

“Falar de meio ambiente é falar de respeito à vida. Queremos levar essa mensagem para toda a população. Destacando ações simples no nosso dia-a-dia que podem fazer a diferença”, disse o presidente do Sanear, Paulo José Correia.

Orientação sobre coleta seletiva e ações voltadas à preservação

A última atividade está programada para o dia 12 de junho. Sendo assim, o Centro de Convivência da Vila Operária, contará com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. Acontecerá uma palestra sobre coleta seletiva e haverá também teatro de fantoches para a garotada.

A responsável pelo departamento de Educação Ambiental do Sanear, Ivone Espíndola, informa que mesmo após a Semana do Meio Ambiente é possível solicitar a realização de eventos. Visando assim, orientar sobre a coleta seletiva e outras ações voltadas à preservação.

“As escolas e empresas interessadas devem entrar em contato conosco. Não precisa pagar nada, basta fazer o agendamento”, explica.